Conversa de Cinéfilo 61 - 2011 em Números e Estrelas

Amigos do Cinema em Cena,

quem acompanha o site há algum tempo sabe que desde 2001 publico, no último dia do ano, uma lista com todos os filmes vistos nos 365 dias anteriores: em 2011, 443 (média de 1,21/dia). É uma iniciativa que surgiu a partir dos pedidos constantes dos leitores, que solicitavam um guia rápido que incluísse sugestões de obras que me encantaram ou enraiveceram, já que isto permitiria que buscassem aqueles títulos para os quais dei quatro ou cinco estrelas ou – para aqueles que sempre discordam do que escrevo - os que ganharam apenas uma. (Como costumo dizer, aliás, acho que todos os filmes merecem ser vistos, mesmo os pavorosos, já que também aprendemos – mesmo que por contraexemplo - com as bombas. Exceção à regra, como já sabem, são as imbecilidades estreladas por Rob Schneider, que merecem ser ignoradas.)

Como sempre, porém, aproveito para fazer um rápido balanço do ano – e que ano! 2011 não apenas viu o Cinema em Cena mudar-se para uma nova (e excepcional) sede no bairro Serra como ainda trouxe as mais do que aguardadas e necessárias reformulações técnicas e de design: com a ajuda imprescindível de Laila, Bernardo e Thiago, da AeC (sócia do site), contratamos a agência Click que, ao longo de meses, reinventou o CeC. Além disso, mudamos para um servidor infinitamente mais estável e veloz – e devo agradecer, claro, aos meus sócios Cássio e Guilherme, que sempre acreditaram e continuam a acreditar naquele que é o portal de Cinema mais antigo da Internet latino-americana e um dos mais antigos do planeta.

No entanto, 2011 sempre terá um caráter especial para mim por ter trazido de volta à empresa aquele que não só é um de meus amigos mais queridos, mas também o melhor profissional com quem já tive a honra de trabalhar: Renato Silveira. Assumindo definitivamente o cargo de editor-chefe do Cinema em Cena depois que decidi demitir o anterior (um tal Pablo Villaça), Renato imediatamente reformulou toda a equipe, ressuscitou as pautas desafiadoras e originais, encabeçou a criação de novas colunas e trouxe de volta o nosso podcast, que logo se tornou um sucesso inquestionável, mantendo-se constantemente entre os mais ouvidos na iTunes Store. E já que mencionei a equipe, devo apontar que Heitor, Túllio e Larissa vêm conquistando os leitores com suas próprias colunas e, claro, com suas participações no podcast, ajudando a corrigir um problema antigo do Cinema em Cena: a tendência (natural) dos leitores de associarem o site exclusivamente comigo, o que, felizmente, já não ocorre mais com a mesma frequência.

Já minhas atividades extra-CeC trouxeram também várias alegrias: completei inacreditáveis 1.060 alunos do curso “Teoria, Linguagem e Crítica” apenas de 2009 para cá (fotos das turmas aqui) e, de quebra, roteirizei e dirigi meu segundo curta, Morte Cega, que trará o comediante Geraldo Magela (o Ceguinho) em um papel que, creio, representará uma surpresa para seus fãs. Além disso, tive o prazer de trabalhar com Maurício Canguçu, que, natural do teatro (certamente o conhecem do sucesso Acredite, um Espírito Baixou em Mim), revelou-se perfeitamente à vontade no cinema – e pude ainda retomar minha velha parceria com Carlos Magno Ribeiro, protagonista do meu filme anterior e que também está em Morte Cega.

Contudo, o ponto alto do ano foi ter sido convidado por Roger Ebert para colaborar com seu site, hospedado pelo Chicago Sun-Times, e para participar de seu EbertFest em Illinois, durante o qual debati em uma mesa-redonda sobre Crítica Internacional e mediei um debate com o diretor e a protagonista do belíssimo Life, Above All no palco do fabuloso Virginia Theater. Além disso, tive a chance de tornar-me não só parceiro profissional daquele que tanto me influenciou no início da carreira (e ainda influencia) como também tive a honra de tornar-me seu amigo – e ainda custo a acreditar nesta aproximação com aquele que permanece, acima de tudo, um ídolo.

Para concluir a “retrospectiva”, aproveito para sugerir que leiam alguns posts em meu blog que desempenham esta função, como aquele que traz os “Melhores Momentos do Cinema em 2011” e aquele que desempenha a triste (mas necessária) tarefa de listar as perdas que os cinéfilos tiveram ao longo do ano (foram 179 mortes). Aliás, os leitores do blog podem redescobrir os posts mais lidos e comentados do ano clicando aqui.

Dito isso, vamos às listas e à explicação anual para aqueles que ainda não conhecem essas minhas relações tradicionais de 31 de Dezembro:

1) Embora compile estas listas desde 1994, passei a publicá-las no Cinema em Cena a partir de 2001 por acreditar que, de uma forma ou de outra, podem vir a servir como uma espécie de referência para os leitores: aqueles que geralmente concordam com minhas posições podem buscar os longas que ganharam 3, 4 ou 5 estrelas em suas locadoras; aqueles que me acham um farsante (tsc, tsc, tsc. Envergonhem-se!) estão livres para comprar os títulos que receberam 1 ou 2 estrelas. Ou você pode simplesmente passear pela lista por pura curiosidade ou mesmo ignorá-la completamente. A partir de agora ela é sua para fazer o que bem entender.

2) A lista não inclui apenas títulos “inéditos”, mas também produções às quais eu já havia assistido e que voltei a ver em 2011. Assim, não se espante caso descubra, aqui, filmes repetidos das listas anteriores (você perceberá que a trilogia O Poderoso Chefão é uma constante; assistir à saga dos Corleone é uma tradição que sigo religiosamente).

3) Mesmo que eu tenha assistido a determinado filme mais de uma vez ao longo de 2011, é claro que só o incluí uma vez (os filmes com certo apelo infantil, em particular, devem ter sido assistidos duzentas vezes cada ao lado dos meus pequenos, Luca e Nina. Este ano, Alice no País das Maravilhas completou o bicampeonato na preferência da baixinha, enquanto meu garoto se mostrou particularmente fascinado pela série Alien.)

4) Para finalizar, todos os títulos grafados em negrito pertencem a filmes que não estrearam comercialmente no Brasil ao longo de 2011 (festivais e mostras, portanto, não contam). Ainda assim, é possível que algum longa lançado diretamente em DVD tenha passado despercebido; caso note algum erro neste sentido, me avise, por favor. (Da mesma forma, caso algum título mencionado apenas no original já tenha tradução em português, dê um toque, ok?).

 

Porém, antes de passarmos à lista completa, vamos aos “10 Melhores e Piores” de 2011” (lembrando que obras como Cópia Fiel estão na lista do ano passado):

OS DEZ MELHORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2011 (EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):

  1. A Árvore da Vida (The Tree of Life, EUA, 2011)
  2. O Palhaço (Idem, Brasil, 2011)
  3. Melancolia (Melancholia, Dinamarca/Suécia, 2011)
  4. Inverno da Alma (Winter’s Bone, EUA, 2010)
  5. Bravura Indômita (True Grit, EUA, 2010)
  6. Rango (Idem, EUA, 2011)
  7. Namorados para Sempre (Blue Valentine, EUA, 2010)
  8. Tudo pelo Poder (The Ides of March, EUA, 2011)
  9. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, EUA, 2011)
  10. A Árvore do Amor (Shan zha shu zhi lian, China, 2010)

 

Outros 19 títulos que merecem destaque (em ordem alfabética):

Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, EUA, 2011)

Capitães da Areia (Idem, Brasil, 2011)

O Céu Sobre os Ombros (Idem, Brasil, 2011)

Contra o Tempo (Source Code, EUA, 2011)

Deixe-me Entrar (Let Me In, EUA, 2010)

Um Dia (One Day, Inglaterra/EUA, 2011)

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2, Inglaterra, 2011)

O Homem do Futuro (Idem, Brasil, 2011)

Incêndios (Incendies, Canadá, 2010)

Margin Call – O Dia Antes do Fim (Margin Call, EUA, 2011)

Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA/Espanha, 2011)

O Mineiro e o Queijo (Idem, Brasil, 2011)

Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, EUA, 2011)

Operação Presente (Arthur Christmas, Inglaterra, 2011)

Passe Livre (Hall Pass, EUA, 2011)

A Pele que Habito (La piel que habito, Espanha, 2011)

O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer, EUA, 2011)

Trabalho Interno (Inside Job, EUA, 2010)

O Vencedor (The Fighter, EUA, 2010)

 

OS DEZ PIORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2011 (EM ORDEM DE MEDIOCRIDADE):

* Caso tivesse sido lançado nos cinemas, Tiras em Apuros, de Kevin Smith, teria encabeçado a lista. Porém, foi diretamente para DVD.

  1. 11-11-11 (Idem, EUA, 2011)
  2. Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon, EUA, 2011)
  3. Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1, EUA, 2011)
  4. Assalto ao Banco Central (Idem, Brasil, 2011)
  5. Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, EUA, 2011)
  6. As Mães de Chico Xavier (Idem, Brasil, 2011)
  7. Inquietos (Restless, EUA, 2011)
  8. A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, EUA, 2011)
  9. Zé Colméia – O Filme (Yogi Bear, EUA, 2010)
  10. As Viagens de Gulliver (Gulliver’s Travels, EUA, 2010)

 

 

Outros 23 títulos que merecem menção desonrosa (em ordem alfabética):

Além da Vida (Hereafter, EUA, 2010)

Apollo 18 – A Missão Proibida (Idem, EUA, 2011)

Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 2011)

Burlesque (Idem, EUA, 2010)

Carros 2 (Cars 2, EUA, 2011)

A Casa dos Sonhos (Dream House, EUA, 2011)

Cilada.com (Idem, Brasil, 2011)

Doce Vingança (I Spit on Your Grave, EUA, 2010)

Os Especialistas (Killer Elite, EUA/Austrália, 2011)

O Gato de Botas (Puss in Boots, EUA, 2011)

Gnomeu e Julieta (Gnomeo & Juliet, Inglaterra/EUA, 2011)

A Inquilina (The Resident, EUA, 2011)

Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, EUA, 2011)

Larry Crowne – O Amor Está de Volta (Larry Crowne, EUA, 2011)

Manda-Chuva – O Filme (Top Cat, México/Argentina, 2011)

Mistério da Rua 7 (Vanishing on 7th Street, EUA, 2010)

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, EUA, 2011)

O Preço do Amanhã (In Time, EUA, 2011)

Quero Matar Meu Chefe (Horrible Bosses, EUA, 2011)

Reféns (Trespass, EUA, 2011)

Sem Limites (Limitless, EUA, 2011)

Os Smurfs (The Smurfs, EUA, 2011)

O Turista (The Tourist, EUA, 2010)

 

DICAS PARA 2011

Quarenta filmes vistos em 2011, mas que ainda não chegaram comercialmente ao Brasil – e que, quando chegarem, merecem ser vistos (em ordem alfabética):

Las Acacias (Idem, Argentina, 2011)

Ataque ao Prédio (Attack the Block, Inglaterra, 2011)

Bruta Aventura em Versos (Idem, Brasil, 2011)

As Canções (Idem, Brasil, 2011)

Como Morrer em Oregon (How to Die in Oregon, EUA, 2010)

The Company Men (Idem, EUA, 2010)

Drive (Idem, EUA, 2011)

Era uma Vez na Anatólia (Bir Zamanlar Anadolu’da, Turquia, 2011)

Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (Idem, Brasil, 2011)

Eu Sou o Amor (I Am Love ou Io sono l’amore, Itália, 2009)

Frango com Ameixas (Poulet aux prunes, França, 2011)

George Harrison: Living in the Material World (Idem, EUA, 2011)

Histórias que Só Existem Quando Lembradas (Idem, Brasil, 2011)

I Saw the Devil (Akmareul boatda, Coréia do Sul, 2010)

Klitschko (Idem, Alemanha, 2011)

Koran by Heart (Idem, EUA, 2011)

Life, Above All (Idem, África do Sul, 2010)

Like Water (Idem, EUA, 2011)

Marathon Boy (Idem, Inglaterra/Índia, 2010)

Marighella (Idem, Brasil, 2011)

Meek’s Cutoff (Idem, EUA, 2010)

O Moinho e a Cruz (The Mill and the Cross, Suécia/Polônia, 2011)

My Dog Tulip (Idem, EUA, 2009)

Oslo, 31 de Agosto (Oslo, 31. august, Noruega, 2011)

Um Outro Silêncio (Another Silence, França/Canadá/Argentina/Brasil, 2011)

Periferic (Idem, Romênia, 2010)

Políssia (Polisse, França, 2011)

Projeto Nim (Project Nim, Inglaterra/EUA, 2011)

Raul – O Início, o Fim e o Meio (Idem, Brasil, 2011)

Respirar (Atmen, Áustria, 2011)

A Separação (Jodaeiye Nader Az Simin, Irã, 2011)

Tatsumi (Idem, Cingapura, 2011)

Terça, Depois do Natal (Marti, dupa craciun, Romênia, 2010)

The Tillman Story (Idem, EUA, 2010)

Turn Me On, Goddamit! (Få meg på, for faen, Noruega, 2011)

O Último Trem para Casa (Last Train Home, China/Canadá, 2009)

Vida que Segue (De leur vivant, Bélgica, 2011)

Vou Rifar Meu Coração (Idem, Brasil, 2011)

Vulcão (Eldfjall, Islândia, 2011)

We Need to Talk About Kevin (Idem, Inglaterra, 2011)

 

E agora…

LISTA COMPLETA DE 2011 (títulos em negrito são inéditos no país):

  1. 8: The Mormon Proposition (Idem, EUA, 2010) - ***
  2. 13 – O Jogador (13, EUA, 2010) - **
  3. 72 Horas (The Next Three Days, EUA, 2010) - ***
  4. 127 Horas (127 Hours, EUA, 2010) - ***
  5. 2019 – O Ano da Extinção (Daybreakers, Austrália, 2010) - ***
  6. 45365 (Idem, EUA, 2009) - ****
  7. 11-11-11 (Idem, EUA, 2011) - *
  8. O Abismo Prateado (Idem, Brasil, 2011) - **
  9. Las Acacias (Idem, Argentina, 2011) - *****
  10. Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, EUA, 2011) - ****
  11. A Aldeia dos Amaldiçoados (Village of the Damned, Inglaterra, 1960) - ****
  12. Além da Vida (Hereafter, EUA, 2010) - **
  13. Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, EUA, 1951) - ****
  14. Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, EUA, 1979) - *****
  15. A Alma das Moscas (El alma de las moscas, Espanha, 2010) - **
  16. Amanhecer – Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1, EUA, 2011) - *
  17. American: The Bill Hicks Story (Idem, Inglaterra, 2009) - ****
  18. Amor a Toda Prova (Crazy, stupid, love., EUA, 2011) - ***
  19. Amores Expressos (Chung Hing sam lam, Hong Kong, 1994) - ****
  20. Anastasia (Idem, EUA, 1997) - **
  21. O Ano Passado em Marienbad (L’année demière à Marienbad, França, 1961) - *****
  22. Antes Só do que Mal Casado (The Heartbreak Kid, 2007) - ***
  23. Anthony Zimmer – A Caçada (Anthony Zimmer, França, 2005) - ***
  24. Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (Airplane!, EUA, 1980) - *****
  25. Apflickorna ou She Monkeys (Apflickorna, Suécia, 2011) - ***
  26. Apollo 18 – A Missão Proibida (Idem, EUA, 2011) - **
  27. L’Apollonide, os Amores da Casa de Tolerância (L’Apollonide, souvenirs de maison Close, França, 2011) - ****
  28. Aprendendo a Ser Kosher (Nicht ganz koscher, Alemanha, 2010) - **
  29. O Aprendiz (Apt Pupil, EUA, 1998) - ***
  30. Aqui é o Meu Lugar (This Must Be the Place, Itália/França/Irlanda, 2011) - **
  31. Armadilha Mortal (Deathtrap, EUA, 1982) - ****
  32. Armadilhas do Amor (Serious Moonlight, EUA, 2009) - **
  33. Arrependidos (Ångrarna, Suécia, 2010) - **
  34. Artigas – La Redota (Idem, Uruguai, 2011) - ****
  35. The Art of the Steal (Idem, EUA, 2009) - ****
  36. A Árvore da Vida (The Tree of Life, EUA, 2011) - *****
  37. A Árvore do Amor (Shan zha shu zhi lian, China, 2010) - *****
  38. Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run, EUA, 1969) - *****
  39. Assalto ao Banco Central (Idem, Brasil, 2011) - **
  40. Assalto em Dose Dupla (Flypaper, EUA, 2011) - ***
  41. Assassinato por Encomenda (Fletch, EUA, 1985) - ****
  42. Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 1972) - ***
  43. Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 2011) - **
  44. As Seen Through These Eyes (Idem, EUA, 2008) - ****
  45. Ataque ao Prédio (Attack the Block, Inglaterra, 2011) - ****
  46. Até os Deuses Erram (The Offence, Inglaterra/EUA, 1972) - ****
  47. Bananas (Idem, EUA, 1971) - ****
  48. Beijos e Tiros (Kiss Kiss Bang Bang, EUA, 2005) - *****
  49. A Bela Adormecida (Sleeping Beauty, EUA, 1959) - *****
  50. A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, EUA, 1991) - ****
  51. Beleza (Skoonheid, África do Sul, 2011) - ***
  52. Bellflower (Idem, EUA, 2011) - ***
  53. Besouro Verde (Green Hornet, EUA, 2011) - **
  54. Biutiful (Idem, México, 2010) - ***
  55. Bloqueio (Blokada, Russia, 2006) - *****
  56. Bobby Fischer Against the World (Idem, EUA, 2011) - ****
  57. Bombay Beach (Idem, EUA, 2010) - ****
  58. Bom Trabalho (Beau travail, França, 1999) - ****
  59. Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, EUA, 1961) - ****
  60. Os Bons Companheiros (Goodfellas, EUA, 1990) - *****
  61. Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, EUA, 1937) - *****
  62. Bravura Indômita (True Grit, EUA, 2010) - *****
  63. Brian Regan: I Walked on the Moon (Idem, EUA, 2004) - ****
  64. The Brøken (Idem, Inglaterra, 2008) - ****
  65. Bronson (Idem, Inglaterra, 2008) - ****
  66. Bruna Surfistinha (Idem, Brasil, 2011) - ***
  67. Bruta Aventura em Versos (Idem, Brasil, 2011) - ****
  68. Bullhead (Rundskop, Bélgica, 2011) - ***
  69. The Bully Project (Idem, EUA, 2010) - ****
  70. Burlesque (Idem, EUA, 2010) - *
  71. Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, EUA, 1981) - *****
  72. Calafrios (Shivers, Canadá, 1975) - *
  73. Calvet (Idem, Reino Unido, 2011) - *
  74. Cameraman: The Life and Work of Jack Cardiff (Idem, Inglaterra, 2010) - ****
  75. As Canções (Idem, Brasil, 2011) - *****
  76. Capitães da Areia (Idem, Brasil, 2011) - ****
  77. Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, EUA, 2011) - ***
  78. Carlin at Carnegie (Idem, EUA, 1982) - ****
  79. Carros 2 (Cars 2, EUA, 2011) - **
  80. A Casa dos Sonhos (Dream House, EUA, 2011) - **
  81. Cash on Demand (Idem, Inglaterra, 1962) - ***
  82. Cassino (Casino, EUA, 1995) - *****
  83. Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams, EUA/França, 2010) - ***
  84. Cedar Rapids (Idem, EUA, 2011) - ***
  85. O Céu Sobre os Ombros (Idem, Brasil, 2011) - ****
  86. Chapeuzinho Vermelho do Inferno (Molina’s Ferozz, Cuba, 2010) - *
  87. Chocolate (Chocolat, França, 1988) - ***
  88. Uma Cidade Chamada Pânico (Panique au village, Bélgica, 2009) - ****
  89. Cilada.com (Idem, Brasil, 2011) - **
  90. Circo dos Horrores: O Aprendiz de Vampiro (Cirque du Freak: The Vampire’s Assistant, EUA, 2009) - ***
  91. Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer (Idem, EUA, 2010) - ****
  92. Closet Land (Idem, EUA, 1991) - **
  93. Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Galore (Cats & Dogs: The Revenge of Kitty Galore, EUA, 2010) - **
  94. Como Começar Seu Próprio País (How to Start Your Own Country, Canadá, 2010) - ***
  95. Como Morrer em Oregon (How to Die in Oregon, EUA, 2010) - *****
  96. Como Possuir Lissu (Gambit, EUA, 1966) - ****
  97. The Company Men (Idem, EUA, 2010) - *****
  98. Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, EUA, 1982) - ***
  99. Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, EUA, 2011) - *
  100. Conan O’Brien Can’t Stop (Idem, EUA, 2011) - ***
  101. Con Artist (Idem, EUA, 2009) - ***
  102. Consciências Mortas (The Ox-Bow Incident, EUA, 1943) - ****
  103. Construção (Idem, Brasil, 2011) - ***
  104. Contágio (Contagion, EUA, 2011) - ***
  105. Um Conto Chinês (Un cuento chino, Argentina, 2011) - ****
  106. Os Contos da Noite (Les contes de la nuit, França, 2011) - ***
  107. Contra o Tempo (Source Code, EUA, 2011) - ****
  108. Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, EUA, 2009) - ****
  109. Corram que o Agente Voltou (MacGruber, EUA, 2010) - ***
  110. Cowboys & Aliens (Idem, EUA, 2011) - ***
  111. Craig Ferguson: Does This Need to be Said? (Idem, EUA, 2011) - ***
  112. Crazy on the Outside (Idem, EUA, 2010) - ***
  113. Crimes Temporais (Los cronocrímenes, Espanha, 2007) - ***
  114. Cropsey (Idem, EUA, 2009) - **
  115. Crulic – O Caminho Adiante (Crulic – drumul spre dincolo, Romênia/Polônia, 2011) - **
  116. Cut (Idem, Japão, 2011) - *
  117. Daniel Tosh: Completely Serious (Idem, EUA, 2007) - ***
  118. Daniel Tosh: Happy Thoughts (Idem, EUA, 2011) - ***
  119. O Dedo (El dedo, Argentina, 2011) - ***
  120. De Golpe em Golpe ($5 a Day, EUA, 2008) - ***
  121. Deixe-me Entrar (Let Me In, EUA, 2010) - ****
  122. Desconhecido (Unknown, EUA/Inglaterra, 2011) - **
  123. Desejo e Obsessão (Trouble Every Day, França, 2001) - ****
  124. O Detetive Indiano (The Bengali Detective, EUA/Índia, 2011) - ***
  125. Um Dia (One Day, Inglaterra/EUA, 2011) - ****
  126. O Diabo Veste Azul (Devil in a Blue Dress, EUA, 1995) - ****
  127. Direito de Amar (A Single Man, EUA, 2009) - ****
  128. O Discurso do Rei (The King’s Speech, Inglaterra, 2010) - ****
  129. Uma Doce Mentira (De vrais mensonges, França, 2010) - ***
  130. Doce Vingança (I Spit on Your Grave, EUA, 2010) - **
  131. O Dominador (Haunters, Coréia do Sul, 2010) - ***
  132. Domingo Negro (Black Sunday, EUA, 1977) - ***
  133. Donnie Darko (Idem, EUA, 2001) - *****
  134. Drive (Idem, EUA, 2011) - ****
  135. O Dublê do Diabo (The Devil’s Double, Bélgica, 2011) - *
  136. Uma Dupla Desajustada (The Sunshine Boys, EUA, 1975) - *****
  137. Eddie Izzard: Live at Madison Square Garden (Idem, EUA, 2011) - ****
  138. A Educação (Die Ausbildung, Alemanha, 2011) - **
  139. Elena (Idem, Rússia, 2011) - ****
  140. Eles Vivem (They Live, EUA, 1988) - ***
  141. A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success, EUA, 1957) - ****
  142. Encantada (Enchanted, EUA, 2007) - ***
  143. Enigma do Espaço (The Astronaut’s Wife, EUA, 1999) - ***
  144. O Enigma de Outro Mundo (The Thing, EUA, 1982) - *****
  145. O Enigma do Outro Mundo  (The Thing, EUA, 2011) - ***
  146. Enrolados (Tangled, EUA, 2010) - ***
  147. Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (Little Fockers, EUA, 2010) - **
  148. A Era dos Campeões – O Filme (Idem, Brasil, 2011) - **
  149. Era uma Vez na Anatólia (Bir Zamanlar Anadolu’da, Turquia, 2011) - *****
  150. Os Especialistas (Killer Elite, EUA/Austrália, 2011) - **
  151. Estado de Sítio (Idem, Brasil, 2011) - *
  152. A Estirpe dos Malditos (Children of the Damned, Inglaterra, 1964) - **
  153. Um Estranho Casal (The Odd Couple, EUA, 1968) - *****
  154. Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios (Idem, Brasil, 2011) - ****
  155. Eu Sou o Amor (I Am Love ou Io sono l’amore, Itália, 2009) - *****
  156. Eu, Você, os Outros (Toi, moi, les autres, França, 2010) - ***
  157. Exporting Raymond (Idem, EUA, 2010, EUA) - ***
  158. Facing Ali (Idem, EUA, 2009) - ****
  159. A Fada  (La fée, Bélgica, 2011) - **
  160. Fase IV – Destruição (Phase IV, EUA, 1974) - ***
  161. Um Filme Sérvio (Srpski film, Sérvia, 2010) - *
  162. Fletch Vive (Fletch Lives, EUA, 1989) - **
  163. Fleurs du mal ou Flowers of Evil (Fleurs du mal, França, 2010) - ****
  164. A Floresta (Shekarchi, Irã, 2010) - *
  165. The Forgiveness of Blood (Idem, Albânia/EUA, 2011) - **
  166. Frango com Ameixas (Poulet aux prunes, França, 2011) - ****
  167. Fran Lebowitz: Falando em Público (Public Speaking, EUA, 2010) - ***
  168. Frequently Asked Questions About Time Travel (Idem, Inglaterra, 2009) - ***
  169. Os Fugitivos (Lonely Hearts, EUA, 2006) - ***
  170. O Futuro (The Future, EUA, 2011) - *
  171. A Garota da Capa Vermelha (Red Riding Hood, EUA, 2011) - *
  172. A Garota do Adeus (The Goodbye Girl, EUA, 1977) - ***
  173. O Garoto da Bicicleta (Le gamin au vélo, Bélgica, 2011) - **
  174. Garoto Interrompido (Boy Interrupted, EUA, 2009) - ****
  175. O Gato de Botas (Puss in Boots, EUA, 2011) - **
  176. George Carlin: Carlin on Campus (Idem, EUA, 1984) - **
  177. George Carlin: What Am I Doing in New Jersey? (Idem, EUA, 1988) - ***
  178. George Carlin: Doin’ It Again (Idem, EUA, 1990) - ****
  179. George Carlin: Back in Town (Idem, EUA, 1996) - ****
  180. George Carlin: Life Is Worth Losing (Idem, EUA, 2005) - **
  181. George Harrison: Living in the Material World (Idem, EUA, 2011) - ****
  182. Gimme Shelter (Idem, EUA, 1970) - *****
  183. Gnarr (Idem, Islândia, 2010) - ***
  184. Gnomeu e Julieta (Gnomeo & Juliet, Inglaterra/EUA, 2011) - *
  185. Um Golpe Muito Louco (The Brink’s Job, EUA, 1978) - ****
  186. Gotcha! – Uma Arma do Barulho (Gotcha!, EUA, 1985) - ***
  187. O Grande Lebowski (The Big Lebowski, EUA, 1998) - ****
  188. Green (Idem, EUA, 2011) - *
  189. Guerreiro (Warrior, EUA, 2011) - ***
  190. O Guerreiro Silencioso (Valhalla Rising, Dinamarca/Inglaterra, 2009) - ***
  191. Habemus Papam (Idem, Itália, 2011) - ***
  192. Hanna (Idem, EUA/Inglaterra, 2011) - ***
  193. Happy Feet 2: O Pinguim (Happy Feet Two, Austrália, 2011) - ***
  194. Happy, Happy (Sykt Lykkelig, Noruega, 2010) - ****
  195. Happy People: A Year in the Taiga (Idem, Alemanha, 2010) - ***
  196. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2, Inglaterra, 2011) - ****
  197. The Haunted World of El Superbeasto (Idem, EUA, 2009) - **
  198. Hellboy (Idem, EUA, 2004) - ***
  199. Hellboy II – O Exército Dourado (Hellboy II: The Golden Army, EUA, 2008) - ***
  200. Histórias que Só Existem Quando Lembradas (Idem, Brasil, 2011) - ****
  201. Hobo with a Shotgun (Idem, Canadá/EUA, 2011) - *
  202. Homem-Aranha 3 (Spider-man 3, EUA, 2007) - **
  203. O Homem do Futuro (Idem, Brasil, 2011) - ****
  204. O Homem Errado (The Wrong Man, EUA, 1956) - *****
  205. O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, EUA, 2011) - ****
  206. Homens em Fúria (Stone, EUA, 2010) - *****
  207. A Hora do Espanto (Fright Night, EUA, 2011) - ***
  208. I Am Comic (Idem, EUA, 2010) - ***
  209. Uma Ilha (An Island, Dinamarca, 2011) - ***
  210. Ilha do Medo (Shutter Island, EUA, 2010) - *****
  211. O Iluminado (The Shining, Inglaterra/EUA, 1980) - *****
  212. A Ilusão Cômica (L’illusion comique, França, 2010) - **
  213. Incontrolável (Unstoppable, EUA, 2009) - ***
  214. O Incrível Hulk (The Incredible Hulk, EUA, 2008) - ****
  215. Incêndios (Incendies, Canadá, 2010) - ****
  216. Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, EUA, 1984) - ****
  217. Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, EUA, 1989) - *****
  218. Inquietos (Restless, EUA, 2011) - *
  219. A Inquilina (The Resident, EUA, 2011) - *
  220. Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles, EUA, 2011) - **
  221. Inverno da Alma (Winter’s Bone, EUA, 2010) - *****
  222. Irmãos de Sangue (Leaves of Grass, EUA, 2009) - ****
  223. Irmãs Diabólicas (Sisters, EUA, 1973) - ****
  224. I Saw the Devil (Akmareul boatda, Coréia do Sul, 2010) - ****
  225. Isto É Spinal Tap (This is Spinal Tap, EUA, 1984) - *****
  226. Jesus Henry Christ (Idem, EUA, 2011) - **
  227. O Jogador (The Gambler, EUA, 1974) - ****
  228. Jogo de Poder (Fair Game, EUA, 2010) - ****
  229. Jogos de Verão (Giochi d’estate, Suíça, 2011) - ****
  230. Jogue a Mamãe do Trem (Throw Momma from the Train, EUA, 1987) - ***
  231. A Jóia (Il gioiellino, Itália, 2011) - ****
  232. Juan de los Muertos (Idem, Cuba, 2011) - ***
  233. O Juízo Final (The Rapture, EUA, 1991) - *****
  234. Juntos para Sempre (Juntos para siempre, Argentina, 2010) - ****
  235. Justiceiros de Deus (The Ministers, EUA, 2009) - *
  236. Kevin Pollak: The Littlest Suspect (Idem, EUA, 2010) - **
  237. Klitschko (Idem, Alemanha, 2011) - *****
  238. Koran by Heart (Idem, EUA, 2011) - *****
  239. Kung Fu Panda 2 (Idem, EUA, 2011) - ***
  240. Lanterna Verde (Green Lantern, EUA, 2011) - ***
  241. Larry Crowne – O Amor Está de Volta (Larry Crowne, EUA, 2011) - **
  242. A Lenda dos Guardiões (Legend of the Guardians: The Owls of Ga’Hoole, EUA, 2010) - ****
  243. Life, Above All (Idem, África do Sul, 2010) - ****
  244. Like Water (Idem, EUA, 2011) - ****
  245. A Loja Mágica de Brinquedos (Mr. Magorium’s Wonder Emporium, EUA, 2007) - ***
  246. Louder than a Bomb (Idem, EUA, 2010) - ****
  247. Louis C.K.: Live at the Beacon Theater (Idem, 2011) - ****
  248. The Loving Story (Idem, EUA, 2011) - ****
  249. Luzes da Cidade (City Lights, EUA, 1931) - *****
  250. Uma Mãe para o Meu Bebê (Baby Mama, EUA, 2008) - ***
  251. As Mães de Chico Xavier (Idem, Brasil, 2011) - *
  252. Make Believe (Idem, EUA, 2010) - ****
  253. Maldição (Kárhozat, Hungria, 1988) - ***
  254. A Maldição do Demônio (La maschera del demonio ou Black Sunday, Itália 1960) - ****
  255. Malditos Cartunistas (Idem, Brasil, 2011) - ***
  256. Malucos do Ar (Jumping Jacks, EUA, 1952) - ***
  257. Mama África (Mama Africa, África do Sul/Alemanha/Finlândia, 2011) - ****
  258. Manda-Chuva – O Filme (Top Cat, México/Argentina, 2011) - *
  259. Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory, EUA, 2010) - ***
  260. A Manhã Seguinte (The Morning After, EUA, 1986) - **
  261. Marathon Boy (Idem, Inglaterra/Índia, 2010) - *****
  262. Margin Call – O Dia Antes do Fim (Margin Call, EUA, 2011) - ****
  263. Marighella (Idem, Brasil, 2011) - ****
  264. Me and Orson Welles (Idem, EUA, 2008) - ****
  265. Meek’s Cutoff (Idem, EUA, 2010) - ****
  266. Megamente (Megamind, EUA, 2010) - ****
  267. Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA/Espanha, 2011) - ****
  268. Melancolia (Melancholia, Dinamarca/Suécia, 2011) - *****
  269. Memórias (Stardust Memories, EUA, 1980) - *****
  270. Meninas Malvadas (Mean Girls, EUA, 2004) - ****
  271. Um Método Perigoso (A Dangerous Method, Canadá, 2011) - ***
  272. Metrópolis (Metropolis, Alemanha, 1927) - *****
  273. Michael (Idem, Áustria, 2011) - ****
  274. O Mineiro e o Queijo (Idem, Brasil, 2011) - ****
  275. A Minha Versão do Amor (Barney’s Version, EUA, 2010) - ****
  276. Miracle Mile (Idem, EUA, 1988) - ***
  277. Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol, EUA, 2011) - ****
  278. Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, EUA, 2011) - ****
  279. Miss Bala (Idem, México, 2011) - ****
  280. Mistério da Rua 7 (Vanishing on 7th Street, EUA, 2010) - **
  281. O Moinho e a Cruz (The Mill and the Cross, Suécia/Polônia, 2011) - ****
  282. Momentos Decisivos (Hoosiers, EUA, 1986) - ***
  283. O Monstro do Ártico (The Thing from Another World, EUA, 1951) - ***
  284. Montevidéu – O Sonho da Copa (Montevideo, bog te vídeo: Prica prva, Sérvia, 2010) - **
  285. Morrendo de Medo (Scared Stiff, EUA, 1953) - **
  286. A Morte de Pinochet (La muerte de Pinochet, Chile, 2011) - ***
  287. A Morte e a Donzela (Death and the Maiden, Inglaterra, 1994) - ****
  288. Os Muppets (The Muppets, EUA, 2011) - ***
  289. Mutilados (Severance, Inglaterra, 2006) - ***
  290. My Dog Tulip (Idem, EUA, 2009) - *****
  291. Namorados para Sempre (Blue Valentine, EUA, 2010) - *****
  292. Não Matarás (Krótki film o zabijaniu, Polônia, 1988) - *****
  293. Não Tenho Troco (Quick Change, EUA, 1990) - ****
  294. Natural Selection (Idem, EUA, 2011) - ***
  295. As Neves do Kilimanjaro (Les neiges du Kilimandjaro, França, 2011) - ***
  296. Ninho Familiar (Családi tüzfészek, Hungria, 1979) - *****
  297. Ninja Kids!!! (Nintama Rantarô, Japão, 2011) - *
  298. No Gelo (Sikumi (On the Ice), EUA, 2008) - **
  299. Noites Sem Dormir (J'ai pas sommeil, França, 1994) - **
  300. Os Nomes do Amor (Le nom des gens, França, 2010) - ****
  301. Onde a Estrada Encontra o Sol (Where the Road Meets the Sun, EUA/Cingapura, 2011) - **
  302. Operação Presente (Arthur Christmas, Inglaterra, 2011) - ****
  303. Orca – A Baleia Assassina (Orca, EUA, 1977) - ***
  304. A Origem (Inception, EUA, 2010) - *****
  305. Oslo, 31 de Agosto (Oslo, 31. august, Noruega, 2011) - *****
  306. A Outra Terra (Another Earth, EUA, 2011) - **
  307. Um Outro Silêncio (Another Silence, França/Canadá/Argentina/Brasil, 2011) - ****
  308. Pablo Francisco: Ouch! (Idem, EUA, 2006) - *
  309. Pablo Francisco: Bits and Pieces (Idem, EUA, 2004) - ***
  310. Pablo Francisco: They Put It Out There (Idem, EUA, 2010) - *
  311. O Pagamento Final (Carlito’s Way, EUA, 1993) - *****
  312. Page One: Inside the New York Times (Idem, EUA, 2011) - ****
  313. O Palhaço (Idem, Brasil, 2011) - *****
  314. O Panaca (The Jerk, EUA, 1979) - *****
  315. Pânico 4 (Scream 4, EUA, 2011) - ***
  316. A Pantera Cor-de-Rosa 2 (The Pink Panther 2, EUA, 2009) - ***
  317. Papai Noel das Cavernas (Rare Exports, Finlândia, 2010) - ***
  318. Parada em Pleno Curso (Halt auf freier Strecke, Alemanha, 2011) - ***
  319. Parque de Almas (Carnival of Souls, EUA, 1962) - ***
  320. Passe Livre (Hall Pass, EUA, 2011) - ****
  321. Patton Oswalt Finest Hour (Idem, EUA, 2011) - **
  322. Peacock (Idem, EUA, 2010) - ***
  323. A Pele que Habito (La piel que habito, Espanha, 2011) - ****
  324. The People vs. George Lucas (Idem, EUA, 2010) - ****
  325. Periferic (Idem, Romênia, 2010) - ****
  326. Piranha (Piranha, EUA, 2010) - ***
  327. Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides, EUA, 2011) - **
  328. Planeta 51 (Planet 51, Espanha/EUA, 2009) - ***
  329. Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, EUA, 2011) - ***
  330. O Plano Perfeito (Inside Man, EUA, 2006) - ****
  331. O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer, EUA, 2011) - ****
  332. O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) - *****
  333. O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather Part II, EUA, 1974) - *****
  334. O Poderoso Chefão Parte III (The Godfather Part III, EUA, 1990) - *****
  335. Políssia (Polisse, França, 2011) - *****
  336. Pontypool (Idem, Canadá, 2008) - ***
  337. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo, Japão, 2008) - ****
  338. O Porto (Le Havre, Finlândia, 2011) - ***
  339. Potiche – Esposa Troféu (Potiche, França, França, 2010) - ****
  340. O Povo Contra Larry Flynt (The People vs. Larry Flynt, EUA, 1996) - ****
  341. O Preço do Amanhã (In Time, EUA, 2011) - **
  342. O Predador (Predator, EUA, 1987) - ****
  343. O Prêmio (El premio, México, 2011) - **
  344. Premonição 4 (The Final Destination, EUA, 2009) - **
  345. Premonição 5 (Final Destination 5, EUA, 2011) - ***
  346. PressPausePlay (Idem, Suécia, 2011) - ***
  347. Primer (Idem, EUA, 2004) - *****
  348. A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog, EUA, 2009) - **
  349. Procurando Nemo (Finding Nemo, EUA, 2003) - ****
  350. Projeto Nim (Project Nim, Inglaterra/EUA, 2011) - ****
  351. Pronto para Recomeçar (Everything Must Go, EUA, 2010) - ***
  352. A Quadrilha (The Outfit, EUA, 1973) - ****
  353. Quem Tudo Quer, Tudo Perde (Wise Guys, EUA, 1986) - **
  354. Quem Vai à Guerra (Idem, Portugal, 2011) - ***
  355. Quero Matar Meu Chefe (Horrible Bosses, EUA, 2011) - **
  356. Rancor (Crossfire, EUA, 1947) - *
  357. Rango (Idem, EUA, 2011) - *****
  358. O Rapaz que Partia Corações (The Heartbreak Kid, EUA, 1972) - ***
  359. Raul – O Início, o Fim e o Meio (Idem, Brasil, 2011) - *****
  360. Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, EUA, 1940) - *****
  361. Red State (Idem, EUA, 2011) - **
  362. Reféns (Trespass, EUA, 2011) - **
  363. O Rei Leão (The Lion King, EUA, 1994) - *****
  364. Renée (Idem, EUA, 2012) - ***
  365. Os Residentes (Idem, Brasil, 2011) - ***
  366. Respirar (Atmen, Áustria, 2011) - ****
  367. Restauração (Boker tov adon fidelman, Israel, 2011) - ***
  368. Restrepo (Idem, EUA, 2010) - ****
  369. O Retrato de Dorian Gray (Dorian Gray, Inglaterra, 2009) - **
  370. Rio (Idem, EUA, 2011) - ***
  371. Rock Brasília (Idem, Brasil, 2011) - ***
  372. Sacrifício (Zhao shi gu er, China, 2010) - ***
  373. St. Nick (Idem, EUA, 2011) - **
  374. Segredos de um Funeral (Get Low, EUA, 2009) - ***
  375. Segunda-feira de Manhã (De bon matin, França, 2011) - ****
  376. Sem Limites (Limitless, EUA, 2011) - **
  377. Sr. Ninguém (Mr. Nobody, Canadá/Bélgica/França, 2009) - ***
  378. A Separação (Jodaeiye Nader Az Simin, Irã, 2011) - *****
  379. As Sete Máscaras da Morte (Theater of Blood, Inglaterra, 1973) - ****
  380. Sherlock Holmes (Idem, EUA, 2009) - ***
  381. Sick Nurses (Suay Laak Sai, Tailândia, 2007) - ***
  382. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, EUA, 1991) - *****
  383. S1m0ne (Idem, EUA, 2002) - **
  384. A Síndrome da China (The China Syndrome, EUA, 1979) - *****
  385. Sleeping Beauty (Idem, Austrália, 2011) - **
  386. Smash His Camera (Idem, EUA, 2010) - **
  387. Os Smurfs (The Smurfs, EUA, 2011) - **
  388. Sobrenatural (Insidious, EUA, 2010) - ****
  389. Sob Suspeita (Find Me Guilty, EUA, 2006) - ***
  390. Sol Nascente (Rising Sun, EUA, 1993) - *
  391. O Solteirão (Solitary Man, EUA, 2009) - ****
  392. Só Você (Only You, EUA, 1994) - ***
  393. Sucker Punch – Mundo Surreal (Sucker Punch, EUA, 2011) - ***
  394. The Sunset Limited (Idem, EUA, 2011) - ****
  395. Super 8 (Idem, EUA, 2011) - ***
  396. Tablóide (Tabloid, EUA, 2010) - ****
  397. Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy with a Chance of Meatballs, EUA, 2009) - ****
  398. Talk Radio – Verdades que Matam (Talk Radio, EUA, 1988) - ****
  399. Tatsumi (Idem, Cingapura, 2011) - ****
  400. Tempestade Sobre Washington (Advise & Consent, EUA, 1962) - *****
  401. A Tentação (The Ledge, EUA, 2011) - ***
  402. Terça, Depois do Natal (Marti, dupa craciun, Romênia, 2010) - *****
  403. Terraferma (Idem, Itália, 2011) - ****
  404. A Terra Ultrajada (Terre outragée, França/Ucrânia, 2011) - **
  405. This Is My Picture When I Was Dead (Idem, Jordânia, 2010) - **
  406. The Tillman Story (Idem, EUA, 2010) - *****
  407. The Times of Harvey Milk (Idem, EUA, 1984) - ****
  408. Thor (Idem, EUA, 2011) - ***
  409. Tiny Furniture (Idem, EUA, 2010) - ****
  410. Tiras em Apuros (Cop Out, EUA, 2010) - *
  411. Todos os Seus Mortos (Todos tus muertos, Colômbia, 2011) - ***
  412. Trabalho Interno (Inside Job, EUA, 2010) - *****
  413. Trágica Obsessão (Obsession, EUA, 1976) - ****
  414. Transformers: O Lado Oculto da Lua (Transformers: Dark of the Moon, EUA, 2011) - *
  415. Trash Humpers (Idem, EUA, 2009) - *
  416. Treatment (Idem, EUA, 2011) - **
  417. Três Dias do Condor (Three Days of the Condor, EUA, 1975) - ****
  418. The Trip (Idem, Inglaterra, 2010) - ***
  419. Tudo pelo Poder (The Ides of March, EUA, 2011) - *****
  420. O Turista (The Tourist, EUA, 2010) - **
  421. Turn Me On, Goddamit! (Få meg på, for faen, Noruega, 2011) - ****
  422. O Último Trem para Casa (Last Train Home, China/Canadá, 2009) - *****
  423. Unidade 7 (Paviljoen 7, Holanda, 2011) - ***
  424. Vejo Você no Próximo Verão (Jack Goes Boating, EUA, 2010) - ***
  425. Velozes e Furiosos 5 (Fast Five, EUA, 2011) - ***
  426. O Vencedor (The Fighter, EUA, 2010) - ****
  427. O Veredicto (The Verdict, EUA, 1982) - *****
  428. Uma Viagem (Izlet, Eslovênia, 2011) - *
  429. As Viagens de Gulliver (Gulliver’s Travels, EUA, 2010) - *
  430. A Vida é Dura: A História de Dewey Cox (Walk Hard: The Dewey Cox Story, EUA, 2007) - ***
  431. Vida que Segue (De leur vivant, Bélgica, 2011) - ****
  432. Vidas Cruzadas (The Help, EUA, 2011) - **
  433. Uma Vida Tranquila (Una vita tranquila, Itália, 2010) - ****
  434. Um Visto para o Céu (Defending Your Life, EUA, 1991) - ****
  435. Vou Rifar Meu Coração (Idem, Brasil, 2011) - *****
  436. Vulcão (Eldfjall, Islândia, 2011) - *****
  437. X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class, EUA, 2011) - *****
  438. Waiting for Guffman (Idem, EUA, 1996) - ****
  439. Waiting for Hockney (Idem, EUA, 2008) - ***
  440. We Need to Talk About Kevin (Idem, Inglaterra, 2011) - ****
  441. Win Win (Idem, EUA, 2011) - ***
  442. Wyatt Cenac: Comedy Person (Idem, EUA, 2011) - ***
  443. Zé Colméia – O Filme (Yogi Bear, EUA, 2010) - *

Um grande abraço e bons filmes!

As listas com os filmes dos anos anteriores:
 200120022003200420052006200720082009 e 2010.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.