Conversa de Cinéfilo 66 - 2013 em Números e Estrelas

Amigos do Cinema em Cena,

2013 foi, para mim, um ano difícil. Houve belos momentos, descobertas, filmes, livros e viagens. Lancei um novo curso, Forma e Estilo Cinematográficos, e visitei cerca de uma dezena de cidades e acumulei mais de 600 alunos – que receberam bem a nova edição. Aqui no Cinema em Cena, estreamos novas colunas, reunimos belos colaboradores, vimos o podcast se tornar um sucesso e tivemos um crescimento notável na visitação – tudo obra de meu amigo querido e editor fantástico, Renato Silveira.

Ainda assim, 2013 trouxe... dores demais.

Quem me acompanha há algum tempo sabe que uso esta Conversa de Cinéfilo, que se tornou quase anual, não só como um balanço do ano, mas também como espécie de mini-confessionário desde a primeira coluna, publicada em 30 de agosto de 2000 e que tratava dOs Trapalhões. Portanto, peço perdão de antemão pela autoindulgência em explicar, antes de passar às minhas listas, por que 2013 mereceu ser descrito com tamanha melancolia nos parágrafos acima. (Mas não se preocupem: não me deterei em tristezas e decepções de ordem sentimental.)

Em maio, perdi um afilhado, Roney. Tinha 27 anos e morreu num acidente de moto. Era jovem demais, alegre demais, vivo demais para encerrar a vida sob um ônibus. Ver meus tios demolidos pela perda (Roney era também meu primo) representou um momento doloroso – e saber que este “momento” se estenderá por toda a vida dos dois é algo que me machuca por saber que pouco ou nada posso (ninguém pode) fazer. Uma partida precoce como a de Roney simplesmente permanece doendo.

Não que a juventude tenha a exclusividade de tornar uma morte mais trágica – e 2013 trouxe uma das mais dolorosas que já experimentei: a de meu ídolo, mestre e amigo Roger Ebert. Não me deterei aqui em repetir tudo o que Rog representou e representa para mim: escrevi sobre isso neste post – um dos mais tristes textos que me forcei a publicar – e também homenageei meu mentor em seu próprio festival, em Illinois, ao entregar um pequeno “livro de amor”, como o chamei, que compilava as mensagens que vocês enviaram ao saber de sua morte (para assistir ao vídeo, clique aqui e vá em “Kumare introduction”) – e este breve discurso que fiz no Ebertfest representa um dos momentos mais importantes de minhas vidas profissional e pessoal. Além disso, considero-me feliz por continuar a contribuir para o site de Roger, que sua formidável esposa Chaz decidiu manter como forma de honrá-lo.

A morte de Roger, aliás, me atirou para fora da estrada. Confesso – e escrevi sobre isso em algum lugar – que perdi a motivação da escrita e mesmo de ir ao cinema. Abandonei as listas que costumo fazer com as perdas do ano e também com os “Momentos do Cinema” (para ver versões parciais, clique aqui e aqui). Escrevi pouco. Li muito. Pensei mais do que devia.

E fico feliz por ver 2013 chegar ao fim.

Feitas estas considerações, vamos ao que interessa e que trouxe vocês aqui: as listas e a explicação anual para aqueles que ainda não conhecem essas minhas relações tradicionais de 31 de Dezembro:

1) Embora compile estas listas desde 1994, passei a publicá-las no Cinema em Cena a partir de 2001 por acreditar que, de uma forma ou de outra, podem vir a servir como uma espécie de referência para os leitores: aqueles que geralmente concordam com minhas posições podem buscar os longas que ganharam 3, 4 ou 5 estrelas em suas locadoras; aqueles que me acham um farsante estão livres para comprar os títulos que receberam 1 ou 2 estrelas. Ou você pode simplesmente passear pela lista por pura curiosidade ou mesmo ignorá-la completamente. A partir de agora ela é sua para fazer o que bem entender.

2) A lista não inclui apenas títulos “inéditos”, mas também produções às quais eu já havia assistido e que voltei a ver em 2011. Assim, não se espante caso descubra, aqui, filmes repetidos das listas anteriores (você perceberá que a trilogia O Poderoso Chefão é uma constante; assistir à saga dos Corleone é uma tradição que sigo religiosamente).

3) Mesmo que eu tenha assistido a determinado filme mais de uma vez ao longo de 2012, é claro que só o incluí uma vez (os filmes com certo apelo infantil, em particular, devem ter sido assistidos duzentas vezes cada ao lado dos meus pequenos, Luca e Nina. Este ano, Nina interessou-se por Monster High – O Filme e por O Estranho Mundo de Jack, ao passo que Luca continuou a ampliar seus horizontes cinéfilos, investindo em Terror, Ficção e Aventura, indo da série Resident Evil a O Nevoeiro – que, ao terminar de ver, o levou a comentar que o responsável pelo filme “deve ter algum problema”, pedindo também que eu o apresentasse imediatamente a um outro longa que não o “traumatizasse”.)

4) Para finalizar, todos os títulos grafados em negrito pertencem a filmes que não estrearam comercialmente no Brasil ao longo de 2013 (festivais e mostras, portanto, não contam). Ainda assim, é possível que algum longa lançado diretamente em DVD tenha passado despercebido; caso note algum erro neste sentido, me avise, por favor. (Da mesma forma, caso algum título mencionado apenas no original já tenha tradução em português, dê um toque, ok?).

Porém, antes de passarmos à lista completa, vamos aos “10 Melhores e Piores” de 2013” (lembrando que alguns dos filmes lançados no Brasil em 2013 estão na minha lista de 2012, pois posso tê-los visto com antecedência e, assim, infelizmente não entraram aqui).

OS DEZ MELHORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2013 (EM ORDEM DE PREFERÊNCIA):

  1. Ozymandias”, antepenúltimo episódio de Breaking Bad.

Hein?

Pausa.

“Não, não, não. Que porra é essa? Você disse ‘filmes’. E Breaking Bad é uma série, seu babaca!”

Verdade, leitor hipotético que ficou excessivamente nervoso e deveria fazer terapia antes de escrever palavrões e insultos no espaço para comentários. Breaking Bad é realmente uma série de tevê. Mas também foi o melhor exemplo de produção audiovisual que vi este ano – em particular, o episódio que cito acima e que, de tão intenso, me deixou fisicamente mal todas as três vezes em que assisti à tragédia ali contida. Escrevi fartamente sobre a última temporada de Breaking Bad, analisando sua lógica visual, seu design de som e de produção, seu roteiro e suas atuações (e estes textos podem ser lidos aqui) – e não me sinto nem um pouco desconfortável de, pela primeira vez desde que comecei a compilar estas listas, incluir na primeira posição um trabalho para a tevê. Por outro lado, se você acha que trapaceei, já que “Ozymandias” não é um longa-metragem (tem apenas 42 minutos), considere então toda a última temporada da série como título escolhido para o topo desta relação – e 336 minutos mais do que valem como um longa, não?

Mas continuemos.

  1. Azul é a Cor Mais Quente (La vie d’Adèle, França, 2013)
  2. Os Suspeitos (Prisoners, EUA, 2013)
  3. O Som ao Redor (Idem, Brasil, 2012)
  4. Elena (Idem, Brasil, 2013)
  5. Tatuagem (Idem, Brasil, 2013)
  6. Dentro da Casa (Dans la Maison, França, 2012)
  7. Amor (Amour, França, 2012)
  8. Antes da Meia-Noite (Before Midnight, EUA, 2013)
  9. Gravidade (Gravity, EUA, 2013)

E caso você esteja chateado(a) por ver apenas nove filmes na lista, já que prometi dez...

  1. Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers, EUA, 2012)

(E de novo: é possível que um filme que entraria neste Top 10 tenha sido visto no ano passado e, portanto, ficado de fora da relação. Confira minha coluna de 2012 aqui.)

 

OUTROS 27 TÍTULOS QUE MERECEM DESTAQUE (em ordem alfabética):

Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013)

Amor Bandido (Mud, EUA, 2012) - ****

 

Amor Pleno (To the Wonder, EUA, 2012)

Blue Jasmine (Idem, EUA, 2013)

Capitão Phillips (Idem, EUA, 2013) - ****

Cine Holliúdy (Idem, Brasil, 2013)

Círculo de Fogo (Pacific Rim, EUA, 2013)

Como Não Perder Essa Mulher (Don Jon, EUA, 2013)

Faroeste Caboclo (Idem, Brasil, 2013)

O Fim do Mundo (The World’s End, Inglaterra, 2013)

Frances Ha (Idem, EUA, 2012)

A Grande Beleza (La grande bellezza, Itália, 2013)

O Grande Gatsby (The Great Gatsby, EUA/Austrália, 2013)

Guerra Mundial Z (World War Z, EUA, 2013)

Hannah Arendt (Idem, Alemanha/França, 2012)

Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013)

La Jaula de Oro (Idem, México, 2013)

Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, EUA, 2013)

O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines, EUA, 2012)

O Mestre (The Master, EUA, 2012)

A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 2013)

Rota de Fuga (Escape Plan, EUA, 2013)

Segredos de Sangue (Stoker, Inglaterra/EUA, 2013)

Somos Tão Jovens (Idem, Brasil, 2013)

O Último Desafio (The Last Stand, EUA, 2013)

A Viagem (Cloud Atlas, EUA/Alemanha, 2012)

 

OS DEZ PIORES FILMES LANÇADOS COMERCIALMENTE NO BRASIL EM 2012 (EM ORDEM DE MEDIOCRIDADE):

  1. O Conselheiro do Crime (The Counselor, EUA, 2013)
  2. O Casamento do Ano (The Big Wedding, EUA, 2013)
  3. Mato Sem Cachorro (Idem, Brasil, 2013)
  4. Crô – O Filme (Idem, Brasil, 2013)
  5. Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2, EUA, 2013)
  6. A Espuma dos Dias (L’écume des jours, França, 2013)
  7. De Coração Aberto (À coeur ouvert, França, 2012)
  8. Depois da Terra (After Earth, EUA, 2013)
  9. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (A Good Day to Die Hard, EUA, 2013)
  10. Os Estagiários (The Internship, EUA, 2013)

 

DICAS PARA 2014

Quarenta e sete filmes vistos em 2013, mas que ainda não chegaram comercialmente ao Brasil – e que, quando chegarem, merecem ser vistos (em ordem alfabética):

7 Caixas Paraguaias (7 cajas, Paraguai, 2012)

Alabama Monroe (The Broken Circle Breakdown, Bélgica/Holanda, 2012)

Amor, Plástico e Barulho (Idem, Brasil, 2013)

Arranha-Céus Flutuantes (Plynace wiezowce, Polônia, 2013)

Até Ver a Luz (Idem, Portugal, 2013)

O Ato de Matar (The Act of Killing, Inglaterra/Noruega/Dinamarca, 2013)

Blackfish – Fúria Animal (Blackfish, EUA, 2012)

Bridegroom (Idem, EUA, 2012)

O Caderno Grande (A nagy füzet, Hungria, 2013)

Cinco Anos de Vida (Kurnaz – Fünf jahre leben, Alemanha, 2013)

Círculos (Krugovi, Sérvia, 2013)

Computer Chess (Idem, EUA, 2013)

O Conhecido Desconhecido: A Era Donald Rumsfeld (The Unknown Known, EUA, 2013)

O Crítico (El crítico, Argentina, 2013)

Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho (Epizoda u zivotu beraca zeljeza, Bósnia e Herzegovina, 2013)

Escape from Tomorrow (Idem, EUA, 2013

Eu Vou Ser Assassinado (I Will Be Murdered, Espanha/Inglaterra, 2013)

Uma Família em Tóquio (Tokyo kazoku, Japão, 2013)

Os Filhos do Padre (Svecenikova djeca, Croácia, 2013)

Fruitvale Station (Idem, EUA, 2013)

A Gatinha Esquisita (Das merkwürdige Kätzchen, Alemanha, 2013)

Heli (Idem, México, 2013)

História de Amor no Texas (Ain’t Them Bodies Saints, EUA, 2013

A Imagem que Falta (L’image manquante, Camboja, 2013)

Instinto Materno (Pozitia copilului, Romênia, 2012)

Is the Man Who Is Tall Happy?: An Animated Conversation with Noam Chomsky (Idem, França, 2013)

Joe (Idem, EUA, 2013)

Lições de Harmonia (Uroki garmonii, Cazaquistão, 2013)

O Lobo Atrás da Porta (Idem, Brasil, 2013)

Manakamana (Idem, Nepal, 2013)

Manuscritos Não Queimam (Dast-Neveshtehaa Nemisoosand, Irã, 2013)

Miss Violence (Idem, Grécia, 2013)

A Montanha Matterhorn (Matterhorn, Holanda, 2013)

Música Serve pra Isso (Idem, Brasil, 2013)

Nebraska (Idem, EUA, 2013)

Omar (Idem, Palestina, 2013)

Only God Forgives (Idem, EUA/Tailândia, 2013)

Pais e Filhos (Soshite chichi ni naru, Japão, 2013)

Peixe & Gato (Mahi va gorbeh, Irã, 2013)

Pelo Malo (Idem, Venezuela, 2013)

Por que Você Não Vai Brincar no Inferno? (Jigoku de Naze Warui, Japão, 2013)

Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo (Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolismo, Romênia, 2013)

The Spectacular Now (Idem, EUA, 2013)

Tom na Fazenda (Tom à la ferme, Canadá, 2013)

Trapaça (American Hustle, EUA, 2013)

Upstream Color (Idem, EUA, 2013)

Uma Vida Comum (Still Life, Inglaterra, 2013)

 

E agora…

LISTA COMPLETA DE 2013 (títulos em negrito são inéditos no país):

  1. 7 Caixas Paraguaias (7 cajas, Paraguai, 2012) - ****
  2. 7 Up! (Seven Up!, Inglaterra, 1964) - *****
  3. 7 Plus 7 (Seven Plus Seven, Inglaterra, 1970) - *****
  4. 21 (Idem, Inglaterra, 1977) - *****
  5. 28 Up (Idem, Inglaterra, 1984) - *****
  6. 35 Up (Idem, Inglaterra, 1991) - *****
  7. 42 Up (Idem, Inglaterra, 1998) - *****
  8. 49 Up (Idem, Inglaterra, 2005) - *****
  9. 56 Up (Idem, Inglaterra, 2012) - *****
  10. Abuso de Vulnerável (Abus de Falblesse, França, 2013) - **
  11. Ai Weiwei: Never Sorry (Idem, EUA, 2012) - ****
  12. Ajuste Final (Miller’s Crossing, EUA, 1990) - *****
  13. Alabama Monroe (The Broken Circle Breakdown, Bélgica/Holanda, 2012) - ****
  14. Alan Partridge: Alpha Papa (Idem, Inglaterra, 2013) - ***
  15. Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness, EUA, 2013) - *****
  16. Alvo Duplo (Bullet to the Head, EUA, 2012) - **
  17. Amadeus (Idem, EUA, 1984) - *****
  18. Amanhã É Distante (Demain c loin, França, 2012) - *
  19. Amigos Inseparáveis (Stand Up Guys, EUA, 2012) - **
  20. Amor (Amour, França/Áustria, 2012) - *****
  21. Amor Bandido (Mud, EUA, 2012) - ****
  22. Amor, Plástico e Barulho (Idem, Brasil, 2013) - *****
  23. Amor Pleno (To the Wonder, EUA, 2012) - ****
  24. Ana Arabia (Idem, Israel, 2013) - ***
  25. Las Analfabetas (Idem, Chile, 2013) - ***
  26. Anjo Negro (L’ange noir, França, 1994) - ***
  27. Antes da Meia-Noite (Before Midnight, EUA, 2013) - *****
  28. Antes Sexo do que Nunca (Concussion, EUA, 2013) - ***
  29. Arranha-Céus Flutuantes (Plynace wiezowce, Polônia, 2013) - ****
  30. O Ataque (White House Down, EUA, 2013) - **
  31. Até Ver a Luz (Idem, Portugal, 2013) - ****
  32. O Ato de Matar (The Act of Killing, Inglaterra/Noruega/Dinamarca, 2013) - ****
  33. Azul é a Cor Mais Quente (La vie d’Adèle, França/Bélgica, 2013) - *****
  34. Babilônia 2000 (Idem, Brasil, 2000) - *****
  35. A Balada de Narayama (Narayama bushiko, Japão, 1958) - ****
  36. A Bala Desaparecida (Xiao shi de zi dan, China, 2012) - ****
  37. De Barulho e de Fúria (De bruit et de fureur, França, 1988) - ***
  38. Bastardos (Les salauds, França, 2013) - **
  39. A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, EUA, 1991) - *****
  40. Os Belos Dias (Les beaux jours, França, 2013) - ***
  41. Bem-vindo aos 40 (This is 40, EUA, 2012) - ***
  42. Bernie (Idem, EUA, 2011) - ****
  43. Between the Folds (Idem, EUA, 2008) - ****
  44. Bill Cosby: Far From Finished (Idem, EUA, 2013) - ****
  45. Bill Engvall: Here’s Your Sign (Idem, EUA, 2004) - ***
  46. Bill Hicks: Sane Man (Idem, EUA, 1989) - ****
  47. Blancanieves (Idem, Espanha, 2012) - ****
  48. Blackfish – Fúria Animal (Blackfish, EUA, 2012) - *****
  49. Bling Ring: A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, EUA, 2013) - ***
  50. Blue Jasmine (Idem, EUA, 2013) - ****
  51. Bobcat Goldthwait: You Don’t Look the Same Either (Idem, EUA, 2012) - **
  52. Boda Branca (Noce branca, França, 1989) - ****
  53. Bridegroom (Idem, EUA, 2012) - ****
  54. Brooklyn Castle (Idem, EUA, 2012) - ****
  55. Byzantium (Idem, Inglaterra/Irlanda/EUA, 2012) - **
  56. Cabra Marcado para Morrer (Idem, Brasil, 1985) - *****
  57. Caça aos Gângsteres (Gangster Squad, EUA, 2013) - ***
  58. O Caderno Grande (A nagy füzet, Hungria, 2013) - *****
  59. O Caixeiro Viajante (Salesman, EUA, 1968) - *****
  60. A Canção dos Acusados (Song of the Thin Man, EUA, 1947) - **
  61. Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain, EUA, 1952) - *****
  62. The Canyons (Idem, EUA, 2013) - ***
  63. Capitão Phillips (Idem, EUA, 2013) - ****
  64. Caracóis na Chuva (Shablulim Bageshem, Israel, 2013) - **
  65. Carrie, a Estranha (Carrie, EUA, 2013) - ***
  66. Uma Casa com Torre (Dom s bashenkoy, Ucrânia, 2012) - *
  67. O Casamento do Ano (The Big Wedding, EUA, 2013) - *
  68. Cauby: Começaria Tudo Outra Vez (Idem, Brasil, 2013) - **
  69. O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger, EUA, 2013) - ***
  70. Chamada de Emergência (The Call, EUA, 2013) - **
  71. Chasing Ice (Idem, EUA, 2012) - ****
  72. Cidade das Sombras (Dark City, EUA, 1998) - *****
  73. Cinco Anos de Vida (Kurnaz – Fünf jahre leben, Alemanha, 2013) - ****
  74. Cine Holliúdy (Idem, Brasil, 2013) - ****
  75. Cinzas no Paraíso (Days of Heaven, EUA, 1978) - *****
  76. Círculo de Fogo (Pacific Rim, EUA, 2013) - ****
  77. Círculos (Krugovi, Sérvia, 2013) - ****
  78. Clear History (Idem, EUA, 2013) - ***
  79. O Colecionador de Corpos 2 (The Collection, EUA, 2012) - *
  80. Como Não Perder Essa Mulher (Don Jon, EUA, 2013) - ****
  81. Compliance (Idem, EUA, 2012) - ***
  82. Computer Chess (Idem, EUA, 2013) - ****
  83. Confissão de Assassinato (Nae-ga sal-in beom-i-da, Coreia do Sul, 2012) - ****
  84. O Conhecido Desconhecido: A Era Donald Rumsfeld (The Unknown Known, EUA, 2013) - ****
  85. O Conselheiro do Crime (The Counselor, EUA, 2013) - *
  86. Um Corpo que Cai (Vertigo, EUA, 1958) - *****
  87. Corredor da Morte II – Retratos: Blaine Milam + Robert Fratta (Death Row II – Portraits: Blaine Milam + Robert Fratta, EUA, 2013) - ****
  88. Corredor da Morte II – Retratos: Douglas Feldman + Darlie Routier (Death Row II – Portraits: Douglas Feldman + Darlie Routier, EUA, 2013) - ****
  89. Crença e Valor (Glaube und Währung - Dr. Gene Scott, Fernsehprediger, Alemanha Ocidental, 1981) - ****
  90. O Crime do Sr. Lange (Le crime de Monsieur Lange, França, 1936) - ****
  91. Crimes em Wonderland (Wonderland, EUA, 2003) - ***
  92. O Crítico (El crítico, Argentina, 2013) - ****
  93. Os Croods (The Croods, EUA, 2013) - ***
  94. Crô – O Filme (Idem, Brasil, 2013) - *
  95. Daniel Tosh: Completely Serious (Idem, EUA, 2007) - ***
  96. Daniel Tosh: Happy Thoughts (Idem, EUA, 2011) - ***
  97. A Datilógrafa (Populaire, França, 2012) - **
  98. David Cross: Bigger & Blackerer (Idem, EUA, 2010) - ***
  99. Daylight (Idem, EUA, 1996) - ****
  100. Debi & Lóide (Dumb and Dumber, EUA, 1994) - *****
  101. De Coração Aberto (À coeur ouvert, França, 2012) - *
  102. De Menor (Idem, Brasil, 2013) - **
  103. Dentro da Casa (Dans la Maison, França, 2012) - *****
  104. Depois da Terra (After Earth, EUA, 2013) - **
  105. De Terça a Terça (De Martes a Martes, Argentina, 2012) - ***
  106. O Detetive Desastrado (The Cheap Detective, EUA, 1978) - **
  107. Detona Ralph (Wreck-It Ralph, EUA, 2012) - *****
  108. Dezembro (Di-sem-beo, Coreia do Sul, 2012) - **
  109. O Dinheiro (L’argent, França, 1983) - *****
  110. Disque M para Matar (Dial M for Murder, EUA, 1954) - ****
  111. Django Livre (Django Unchained, EUA, 2012) - *****
  112. Dose Dupla (2 Guns, EUA, 2013) - ***
  113. Double Dare (Idem, EUA, 2004) - ***
  114. Dreams of a Life (Idem, Inglaterra, 2011) - *****
  115. Duo (Dvojina, Eslovênia, 2013) - ***
  116. Duro de Matar (Die Hard, EUA, 1988) - *****
  117. Duro de Matar – A Vingança (Die Hard with a Vengeance, EUA, 1995) - ****
  118. Duro de Matar 4.0 (Live Free or Die Hard, EUA, 2007) - ***
  119. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (A Good Day to Die Hard, EUA, 2013) - **
  120. Ecstasy of Order: The Tetris Masters (Idem, EUA, 2011) - ****
  121. Elena (Idem, Brasil, 2013) - *****
  122. Elysium (Idem, EUA, 2013) - ***
  123. Em Transe (Trance, Inglaterra, 2013) - ***
  124. Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (Ender’s Game, EUA, 2013) - **
  125. Enquanto Você Dorme (Mientras duermes, Espanha, 2011) - ****
  126. Entre Segredos e Mentiras (All Good Things, EUA, 2010) - ****
  127. É o Fim (This is the End, EUA, 2013) - ***
  128. Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho (Epizoda u zivotu beraca zeljeza, Bósnia e Herzegovina, 2013) - ****
  129. Escape from Tomorrow (Idem, EUA, 2013) - ****
  130. Escudo de Palha (Wara no tate, Japão, 2013) - *
  131. E Se Vivêssemos Todos Juntos? (Et si on vivait tous ensemble?, França, 2011) - **
  132. A Espuma dos Dias (L’écume des jours, França, 2013) - *
  133. Os Estagiários (The Internship, EUA, 2013) - **
  134. Um Estranho no Lago (L’inconnu du lac, França, 2013) - ***
  135. E.T. – O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, EUA, 1982) - *****
  136. Eu, Anna (I, Anna, Inglaterra, 2012) - ***
  137. Eu Era Mais Dark (I Used to be Darker, EUA, 2013) - ***
  138. Eu Sou Divine (I Am Divine, EUA, 2013) - ***
  139. Eu Vou Ser Assassinado (I Will Be Murdered, Espanha/Inglaterra, 2013) - *****
  140. The Exam (A vizsga, Hungria, 2011) - ***
  141. O Expresso Polar (The Polar Express, EUA, 2004) - *****
  142. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, EUA, 1991) - *****
  143. Fading Gigolo (Idem, EUA, 2013) - ***
  144. A Família (The Family, EUA/França, 2013) - ****
  145. Família do Bagulho (We’re the Millers, EUA, 2013) - ***
  146. Uma Família em Tóquio (Tokyo kazoku, Japão, 2013) - ****
  147. A Fantástica Fábrica de Chocolates (Willy Wonka & the Chocolate Factory, EUA, 1971) - *****
  148. Faroeste Caboclo (Idem, Brasil, 2013) - ****
  149. A Filha de Ninguém (Nugu-ui Ttal-do Anin Haewon, Coréia do Sul, 2013) - **
  150. Os Filhos do Padre (Svecenikova djeca, Croácia, 2013) - ****
  151. O Fim do Mundo (The World’s End, Inglaterra, 2013) - ****
  152. Um Final de Semana em Hyde Park (Hyde Park on Hudson, EUA, 2012) - **
  153. A Firma (The Firm, EUA, 1993) - ****
  154. O Foguete (The Rocket, Austrália, 2013) - ***
  155. Frances Ha (Idem, EUA, 2012) - ****
  156. Fruitvale Station (Idem, EUA, 2013) - *****
  157. O Fugitivo (The Fugitive, EUA, 1993) - *****
  158. A Gangue dos Jotas (La bande des Jotas, França, 2012) - **
  159. A Garota (The Girl, Inglaterra/EUA, 2012) - *
  160. A Garota de Lugar Nenhum (La fille de nulle part, França, 2012) - **
  161. A Garota que Conquistou o Tempo (Toki o kakeru shôjo, Japão, 2006) - **
  162. O Garoto que Come Alpiste (To agori troei to fagito tou pouliou, Grécia, 2012) - ****
  163. A Gatinha Esquisita (Das merkwürdige Kätzchen, Alemanha, 2013) - ****
  164. A Grande Beleza (La grande bellezza, Itália, 2013) - ****
  165. A Grande Ilusão (La grande illusion, França, 1937) - *****
  166. O Grande Gatsby (The Great Gatsby, EUA/Austrália, 2013) - ****
  167. O Grande Mestre (Yi dai zong shi, Hong Kong, 2013) - ***
  168. Gravidade (Gravity, EUA, 2013) - *****
  169. The Green Inferno (Idem, EUA, 2013) - ***
  170. Guerra Mundial Z (World War Z, EUA, 2013) - ****
  171. Guerras Sujas (Dirty Wars, EUA, 2012) - ****
  172. Hannah Arendt (Idem, Alemanha/França, 2012) - ****
  173. Heli (Idem, México, 2013) - ****
  174. Help! (Idem, Inglaterra, 1965) - ****
  175. Her Master’s Voice (Idem, Inglaterra, 2012) - ****
  176. História de Amor no Texas (Ain’t Them Bodies Saints, EUA, 2013) - ****
  177. Uma História de Crianças e Cinema (A Story of Children and Film, Inglaterra, 2013) - **
  178. Hitchcock (Idem, EUA, 2012) - **
  179. O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug, Nova Zelândia, 2013) - ***
  180. O Homem de 8 Vidas (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 1947) - **
  181. O Homem de Aço (Man of Steel, EUA, 2013) - ***
  182. Homem de Ferro 3 (Iron Man 3, EUA, 2013) - ***
  183. O Homem de Gelo (The Iceman, EUA, 2012) - ***
  184. O Homem dos Olhos Esbugalhados (Stranger on the Third Floor, EUA, 1940) - ***
  185. O Homem que Sabia de Menos (The Man Who Knew Too Little, EUA, 1997) - ****
  186. A Hora dos Mortos-Vivos (Re-Animator, EUA, 1985) - ****
  187. A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, EUA, 2012) - ****
  188. Horário Nobre no Afeganistão (The Network, Austrália, 2013) - ****
  189. Hotel Transilvânia (Hotel Transylvania, EUA, 2012) - *
  190. Houston (Idem, Alemanha, 2013) - **
  191. Idiocracia (Idiocracy, EUA, 2006) - ***
  192. Ilo Ilo (Idem, Cingapura, 2013) - **
  193. O Iluminado (The Shining, EUA/Inglaterra, 1980) - *****
  194. A Imagem que Falta (L’image manquante, Camboja, 2013) - *****
  195. O Imigrante (The Immigrant, EUA, 2013) - ***
  196. O Impossível (Lo imposible, Espanha, 2012) - ****
  197. The Incredible Burt Wonderstone (Idem, EUA, 2013) - ***
  198. Indiscreta (Indiscreet, Inglaterra/EUA, 1958) - ****
  199. Incrível Obsessão (Owning Mahowny, Canadá/Inglaterra, 2003) - ****
  200. Indie Game: The Movie (Idem, EUA, 2012) - ****
  201. Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild, EUA, 2012) - ****
  202. In God We Rust (Idem, EUA, 2012) - ***
  203. Instinto Materno (Pozitia copilului, Romênia, 2012) - *****
  204. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones, EUA, 2013) - **
  205. Invasão à Casa Branca (Olympus Has Fallen, EUA, 2013) - **
  206. Invocação do Mal (The Conjuring, EUA, 2013) - ****
  207. Intriga Internacional (North by Northwest, EUA, 1959) - *****
  208. Is the Man Who Is Tall Happy?: An Animated Conversation with Noam Chomsky (Idem, França, 2013) - ****
  209. Jack Reacher: O Último Tiro (Jack Reacher, EUA, 2012) - ****
  210. O Jardineiro (Bagheban, Irã, 2012) - *
  211. La Jaula de Oro (Idem, México, 2013) - *****
  212. Jerry Seinfeld: I’m Telling You for the Last Time (Idem, EUA, 1998) - ****
  213. Jiro Dreams of Sushi (Idem, EUA, 2011) - ****
  214. Jobs (jOBS, EUA, 2013) - ***
  215. Joe (Idem, EUA, 2013) - ****
  216. Um Jogo Brutal (Un jeu brutal, França, 1983) - ***
  217. Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, EUA, 2013) - ****
  218. John Lennon Live in New York City (Idem, EUA, 1986) - ****
  219. Jon Stewart: Unleavened (Idem, EUA, 1996) - ****
  220. Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan (Star Trek: The Wrath of Khan, EUA, 1982) - *****
  221. Jornada nas Estrelas 4: A Volta para Casa (Star Trek IV: The Voyage Home, EUA, 1986) - ****
  222. Jovem & Bela (Jeune & Jolie, França, 2013) - ***
  223. Jovem Infrator (Beom-joe-so-nyeon, Coreia do Sul, 2012) - ***
  224. Julia (Idem, EUA/México/França, 2008) - ****
  225. Kathy Griffin: Allegedly (Idem, EUA, 2004) - *
  226. Kick-Ass 2 (Idem, EUA, 2013) - **
  227. Kings of Pastry (Idem, EUA/França, 2009) - ****
  228. Kiss the Water (Idem, Inglaterra, 2013) - ***
  229. Klute, o Passado Condena (Klute, EUA, 1971) - ***
  230. Kumaré (Idem, EUA, 2011) - ****
  231. O Labirinto de Kubrick (Room 237, EUA, 2012) - **
  232. O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, EUA, 2012) - ***
  233. Uma Ladra Sem Limites (Identity Thief, EUA, 2013) - **
  234. Layla Fourie (Idem, Alemanha/África do Sul, 2013) - **
  235. Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon, EUA, 1949) - ***
  236. Lições de Harmonia (Uroki garmonii, Cazaquistão, 2013) - ****
  237. Lincoln (Idem, EUA, 2012) - **
  238. Linha de Ação (Broken City, EUA, 2013) - ****
  239. Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem (Idem, Brasil, 2013) - **
  240. O Lobo Atrás da Porta (Idem, Brasil, 2013) - *****
  241. The Lords of Salem (Idem, EUA/Inglaterra/Canadá, 2012) - *
  242. Louis C.K.: Oh My God (Idem, EUA, 2013) - ****
  243. Lovelace (Idem, EUA, 2013) - ***
  244. O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines, EUA, 2012) - ****
  245. Machete Mata (Machete Kills, EUA, 2013) - *
  246. Mama (Idem, Espanha/Canadá, 2013) - ***
  247. Manakamana (Idem, Nepal, 2013) - ****
  248. Manuscritos Não Queimam (Dast-Neveshtehaa Nemisoosand, Irã, 2013) - ****
  249. Mapa (Idem, Espanha, 2012) - *****
  250. O Massacre da Serra Elétrica 3D (Texas Chainsaw 3D, EUA, 2013) - **
  251. Matéria Obscura (Materia Oscura, Itália, 2013) - **
  252. Mato Sem Cachorro (Idem, Brasil, 2013) - *
  253. Mea Maxima Culpa: Silence in the House of God (Idem, EUA, 2012) - *****
  254. Melaza (Idem, Cuba/França/Panamá, 2012) - ***
  255. Mercedes Sosa: La Voz de Latinoamérica (Idem, Argentina, 2013) - **
  256. O Mestre (The Master, EUA, 2012) - *****
  257. Metamorphosen (Idem, Alemanha, 2012) - *
  258. Meu Cachorro Assassino (Môj pes killer, Eslováquia, 2013) - *
  259. Meu Malvado Favorito 2 (Despicable Me 2, EUA, 2013) - *
  260. Meu Namorado é um Zumbi (Warm Bodies, EUA, 2013) - **
  261. Meu Primo Vinny (My Cousin Vinny, EUA, 1992) - ****
  262. Michael Kohlhaas (Idem, França/Alemanha, 2013) - **
  263. Os Miseráveis (Les Misérables, Inglaterra, 2012) - ***
  264. Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, EUA, 2011) - ****
  265. Miss Violence (Idem, Grécia, 2013) - *****
  266. Monster High (Monster High: Ghouls Rule!, EUA, 2012) - **
  267. A Montanha Matterhorn (Matterhorn, Holanda, 2013) - *****
  268. Morro dos Prazeres (Idem, Brasil, 2013) - ****
  269. A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 2013) - ****
  270. Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance, EUA, 2011) - **
  271. Uma Mulher para Dois (Mad Dog and Glory, EUA, 1993) - **
  272. Música Serve pra Isso (Idem, Brasil, 2013) - ****
  273. Na Neblina (V tumane, Rússia, 2012) - ***
  274. Nascido para Matar (Full Metal Jacket, EUA, 1987) - *****
  275. Nebraska (Idem, EUA, 2013) - ****
  276. Night Moves (Idem, EUA, 2013) - ***
  277. Uma Noite de Crime (The Purge, EUA, 2013) - **
  278. Noite em Claro (Jam mot deu-neun bam, Coreia do Sul, 2013) - ***
  279. Norm Macdonald: Me Doing Standup (Idem, EUA, 2011) - ****
  280. Nossa Querida Freda (Good Ol’ Freda, EUA, 2013) - ***
  281. Nós Somos os Melhores! (Vi är bäst!, Suécia, 2013) - ****
  282. O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Kruger (New Nightmare, EUA, 1994) - ****
  283. Oblivion (Idem, EUA, 2013) - ***
  284. Obsessão (The Paperboy, EUA, 2013) - ***
  285. Of Dolls and Murder (Idem, EUA, 2012) - **
  286. Olhos Frios (Gam-si-ja-deul, Coreia do Sul, 2013) - ***
  287. Omar (Idem, Palestina, 2013) - *****
  288. Onde Começa o Inferno (Rio Bravo, EUA, 1959) - *****
  289. Only Lovers Left Alive (Idem, EUA/Inglaterra, 2013) - ****
  290. Operação Dragão (Enter the Dragon, Hong Kong/EUA, 1973) - ****
  291. Operação Presente (Arthur Christmas, Inglaterra, 2011) - ****
  292. O que os Homens Falam (Una pistola em cada mano, Espanha, 2012) - ****
  293. Oslo, 31 de Agosto (Oslo, 31. august, Noruega, 2011) - *****
  294. Ouro (Gold, Alemanha, 2013) - ****
  295. Our Sunhi (U ri Sunhi, Coréia do Sul, 2013) - ***
  296. Outrage Beyond (Autoreiji: biyondo, Japão, 2012) - ***
  297. Oz: Mágico e Poderoso (Oz the Great and Powerful, EUA, 2013) - ***
  298. Pais e Filhos (Soshite chichi ni naru, Japão, 2013) - *****
  299. Pânico nas Ruas (Panic in the Streets, EUA, 1950) - **
  300. Paradjanov (Idem, Ucrânia, 2013) - *****
  301. Parker (Idem, EUA, 2013) - **
  302. Paul McCartney Really Is Dead: The Last Testament of George Harrison (Idem, EUA, 2010) - **
  303. Peixe & Gato (Mahi va gorbeh, Irã, 2013) - ****
  304. Pelo Malo (Idem, Venezuela, 2013) - ****
  305. A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors, EUA, 1986) - *****
  306. Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, EUA, 2006) - *****
  307. Perigo por Encomenda (Premium Rush, EUA, 2012) - ***
  308. O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) - *****
  309. O Poderoso Chefão: Parte II (The Godfather: Part II, EUA, 1974) - *****
  310. O Poderoso Chefão: Parte III (The Godfather: Part III, EUA, 1990) - *****
  311. A Ponta de um Crime (Brick, EUA, 2005) - *****
  312. Por que Você Não Vai Brincar no Inferno? (Jigoku de Naze Warui, Japão, 2013) - ****
  313. Por que Você Partiu? (Idem, Brasil, 2013) - **
  314. Presa na Internet (Suo suo, China, 2012) - ****
  315. Prince Avalanche (Idem, EUA, 2013) - ***
  316. Procurando Sugar Man (Searching for Sugar Man, Inglaterra/Suécia, 2012) - ****
  317. Projeto Filadélfia (The Philadelphia Project, EUA, 1984) - *
  318. Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo (Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolismo, Romênia, 2013) - *****
  319. Raze (Idem, EUA, 2013) - *
  320. Real (Riaru: Kanzen naru kubinagaryû no hi, Japão, 2013) - *
  321. RED 2 – Aposentados e Ainda Mais Perigosos (Red 2, EUA, 2013) - **
  322. Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, EUA, 1941) - *****
  323. Richard Pryor: Omit the Logic (Idem, EUA, 2013) - ****
  324. Riddick 3 (Riddick, EUA, 2013) - ***
  325. O Rio nos Pertence (Idem, Brasil, 2013) - *
  326. R.I.P.D. – Agentes do Além (R.I.P.D, EUA, 2013) - **
  327. Rock Paper Scissors: A Geek Tragedy (Idem, Canadá, 2007) - ***
  328. Rota de Fuga (Escape Plan, EUA, 2013) - ****
  329. Run & Jump (Idem, Irlanda, 2013) - ***
  330. Rush – No Limite da Emoção (Rush, EUA, 2013) - ****
  331. Sacro GRA (Idem, Itália, 2013) - ***
  332. Sarah Silverman: We Are Miracles (Idem, EUA, 2013) - ***
  333. O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, EUA, 2012) - ****
  334. Segredos de Sangue (Stoker, Inglaterra/EUA, 2013) - ****
  335. Segurança Nacional (Nam-yeong-dong 1985, Coreia do Sul, 2012) - *****
  336. Sem Proteção (The Company You Keep, EUA, 2012) - ***
  337. Serra Pelada (Idem, Brasil, 2013) - ***
  338. Sete Oportunidades (Seven Chances, EUA, 1925) - ****
  339. Sete Psicopatas e um Shih Tzu (Seven Psychopaths, Inglaterra, 2012) - **
  340. Sexo, Drogas & Impostos (Spies & Glistrup, Dinamarca, 2013) - ***
  341. Sharknado (Idem, EUA, 2013) - *
  342. Sobrevivente (Djúpl, Islândia, 2012) - ****
  343. Só Deus Perdoa (Only God Forgives, EUA/Tailândia, 2013) - ****
  344. Soldado Universal 4 – Juízo Final (Universal Soldier: Day of Reckoning, EUA, 2012) - *
  345. Solo (Idem, Uruguai, 2013) - ****
  346. O Som ao Redor (Idem, Brasil, 2012) - *****
  347. Somos Tão Jovens (Idem, Brasil, 2013) - *****
  348. O Sonho de Wadja (Wadjda, Arábia Saudita, 2012) - ****
  349. The Spectacular Now (Idem, EUA, 2013) - ****
  350. Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers, EUA, 2012) - *****
  351. Stake Land – Anoitecer Violento (Stake Land, EUA, 2010) - ***
  352. Star Trek (Idem, EUA, 2009) - ****
  353. Stephen Merchant: Hello Ladies...Live! (Idem, Inglaterra, 2011) - *
  354. Os Sub-Humanos (Unter Menschen, Alemanha/Austria, 2013) - ***
  355. O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, EUA, 1992) - *****
  356. Os Suspeitos (Prisoners, EUA, 2013) - *****
  357. Tá Chovendo Hamburguer (Cloudy with a Chance of Meatballs, EUA, 2009) - ****
  358. Tales from the Script (Idem, EUA, 2009) - **
  359. Tatuagem (Idem, Brasil, 2013) - *****
  360. Terapia de Risco (Side Effects, EUA, 2013) - ****
  361. Tese Sobre um Homicídio (Tesis sobre un homicídio, Argentina, 2013) - **
  362. Todos os Dias (Everyday, Inglaterra, 2012) - ***
  363. The Tower (The Tower, Coréia do Sul, 2012) - *
  364. Um Time Show de Bola (Metegol, Argentina, 2013) - **
  365. Tom na Fazenda (Tom à la ferme, Canadá, 2013) - ****
  366. Trapaça (American Hustle, EUA, 2013) - ****
  367. Trem Noturno para Lisboa (Alemanha/Portugal/Suíça, 2013) - **
  368. Três Irmãs (San zimei, Hong Kong, 2012) - ****
  369. Truque de Mestre (Now You See Me, EUA, 2013) - ***
  370. Turbo (Idem, EUA, 2013) - **
  371. O Último Boy Scout (The Last Boy Scout, EUA, 1991) - ***
  372. O Último Desafio (The Last Stand, EUA, 2013) - ****
  373. Universidade Monstros (Monsters University, EUA, 2013) - ***
  374. Upstream Color (Idem, EUA, 2013) - ****
  375. Velozes & Furiosos 6 (Fast & Furious 6, EUA, 2013) - **
  376. O Vento Leva (Kaze tachinu, Japão, 2013) - ****
  377. A Viagem (Cloud Atlas, EUA/Alemanha, 2012) - ****
  378. Vic+Flo Viram um Urso (Vic et Flo ont vu un ours, Canadá, 2013) - ****
  379. Uma Vida Comum (Still Life, Inglaterra, 2013) - *****
  380. A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013) - ***
  381. Vincent: The Life and Death of Vincent Van Gogh (Idem, Austrália, 1987) - *****
  382. O Vingador Invisível (And Then There Were None, EUA, 1945) - ***
  383. Os Visitantes (The Visitors, EUA, 1972) - **
  384. Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks, EUA/Inglaterra, 2013) - ***
  385. Wajma (Idem, Afeganistão, 2013) - ****
  386. Wakolda (Idem, Argentina, 2013) - ****
  387. Walesa (Walesa. Czlowiek z Nadziei, Polônia, 2013) - ***
  388. Wolverine – Imortal (The Wolverine, EUA, 2013) - ***
  389. Word Wars (Idem, EUA, 2004) - ****
  390. Yema (Idem, Argélia, 2012) - ****
  391. The Zero Theorem (Idem, Inglaterra/Romênia, 2013) - **
  392. Zoolander (Idem, EUA, 2001) - ***

 

Um grande abraço e bons filmes!

As listas com os filmes dos anos anteriores:
 20012002200320042005200620072008200920102011 e 2012.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.