Cinema em Streaming Episódio #72: Shadow of Truth (2016)

(Fala a verdade: você costuma passar mais tempo procurando algo para ver online do que assistindo ao filme que acaba escolhendo, é ou não é? Sim, quando há excesso de oferta, optar por algo se torna complicado - há até um termo oficial pra isso que foi criado pelo futurista Alvin Toffler em 1970: "sobrecarga de escolhas". Pois estamos aqui pra resolver isso pra você. Assim, se você curte este serviço - e as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois precisamos de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Ao indicar recentemente a série The Keepers (que ontem foi indicada ao Emmy, por sinal), comentei que seguia a tradição de documentários como A Tênue Linha da Morte e a trilogia Paradise Lost, que buscavam reexaminar casos antigos envolvendo assassinatos misteriosos. Pois a produção israelense Shadow of Truth divide com aquelas obras algumas de suas características essenciais (mais até do que The Keepers), partindo da morte violenta de uma garota de 13 anos, encontrada massacrada no banheiro da escola, e retraçando os passos dos investigadores até a prisão de um imigrante russo que trabalhava temporariamente na instituição.

Mas ele era realmente o culpado? Teria a polícia atribuído culpa rapidamente a um sujeito sem recursos (e que mal falava a língua local) apenas para se livrar da pressão exercida pela mídia? Haveria outros suspeitos? As colegas da jovem Tair Rada contaram tudo que sabiam? 

Embora praticamente inevitável que projetos do gênero acabem construindo um clima de mistério que, no extremo, pode soar como exploração de uma tragédia real, Shadow of Truth se equilibra bem entre a sobriedade respeitosa e a necessidade narrativa de manter o espectador interessado, evitando um sensacionalismo que tornaria a empreitada reprovável. Para alcançar este resultado, os criadores Yotam Guendelman, Ari Pines e Mika Timor buscam retratar todos os envolvidos no caso da maneira mais humana possível: não há, aqui, os policiais obviamente corruptos e os promotores frios de Making a Murderer; em vez disso, percebemos como os investigadores realmente buscaram, de modo geral, seguir as evidências que surgiam à sua frente e compreendemos até mesmo como a conclusão à qual chegaram era provavelmente inevitável. Ao mesmo tempo, os pais de Tair se tornam figuras trágicas: enquanto a mãe da garota se mantém convencida de que a polícia culpou o homem errado, o pai (visivelmente doente e demolido após a morte da filha) exibe no rosto encovado como a verdade, seja qual for esta, não trará sua paz de espírito de volta.

Aliás, se há algum "vilão" real em Shadow of Truth (além da pessoa responsável pela morte de Tair, evidentemente), este se encontra na multidão de justiceiros virtuais que passam a "investigar" o assassinato (leia-se: digitar posts acusatórios no Facebook depois de algumas pesquisas no Google). Destrutivos e inconsequentes, eles transformam a busca pela justiça em uma adolescente caça ao tesouro virtual, provocando mais dor e sofrimento em todos que conheceram a vítima. (E a mídia, claro, também faz sua parte neste sentido.)

Sem buscar estender-se mais do que o necessário (um erro que The Keepers e Making a Murderer cometiam pontualmente), Shadow of Truth cria, em apenas quatro episódios de 40 minutos, uma narrativa objetiva e envolvente, oferecendo respostas satisfatórias mesmo que não definitivas. E, ao contrário dos internautas que retrata, até mesmo ao apontar para um nome em potencial o projeto demonstra cuidado para não contribuir com o caos criado por aqueles indivíduos.

Clique na imagem abaixo para assistir.

 

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #71: Na Mira do Chefe
Episódio #70: Invasão Zumbi
Episódio #69: The Keepers
Episódio #68: Betting on Zero
Episódio #67: Casting JonBenet 
Episódio #66: Maria Bamford: Old Baby
Episódio #65: Tower
Episódio #64: Sob a Pele
Episódio #63: Decisão de Risco
Episódio #62: O Roubo da Taça
Episódio #61: Trainspotting
Episódio #60: Amantes Eternos
Episódio #59: The Wrecking Crew
Episódio #58: Um Espírito Baixou em Mim
Episódio #57: O Pescador de Ilusões
Episódio #56: O Predestinado
Episódio #55: White Helmets
Episódio #54: O Silêncio do Céu
Episódio #53: Where to Invade Next
Episódio #52: O Mestre dos Gênios
Episódio #51: Amor a Toda Prova
Episódio #50: A trilogia O Poderoso Chefão
Episódio #49: Sob a Sombra
Episódio #48: A Máquina
Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.