Notícias BIG Festival 2016 | Evento receberá delegação de 15 empresas francesas

O primeiro e maior evento de jogos independentes da América Latina, o BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), acontece entre os dias 25 de junho e 3 de julho no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Neste ano, o evento irá homenagear a França, país parceiro da indústria brasileira de jogos. Através de uma parceria com a Embaixada da França e com o SNJV (Sindicado Nacional dos Videogames, em Francês), uma delegação de 15 empresas francesas irá participar do BIG Festival pela primeira vez na história.
De acordo com Francis Ingrand, Vice Presidente da SNJV e Presidente da The Game, um programa dedicado à promoção internacional da indústria francesa de videogames:

“A missão é uma excelente oportunidade para as empresas francesas se familiarizarem com os mercados Latino-Americano e Brasileiro, além de compartilhar nossa experiência e compreensão da indústria dos games com as empresas brasileiras”.


O BIG terá a presença de honra destas empresas e uma sessão de palestras dedicada a dar mais visibilidade à indústria francesa de jogos para os empresários e visitantes brasileiros.


As empresas da delegação atuam em diversos ramos da indústria de jogos eletrônicos, como publicação, produção, criação, educação, localização, distribuição e sonorização. Algumas das companhias são mundialmente famosas, como a Ankama, criadora dos sucessos Dofus e Dofus Arena, especialista em jogos online, animações e jogos de tabuleiro; a Playsoft, desenvolvedora e publicadora de jogos mobile que já trabalhou com a EA, Square Enix, Bandai Namco e outras; e Atelier 801, estúdio independente francês responsável pela criação do mega-sucesso online Transformice. Paule Maillet, Adida Audiovisual da Embaixada da França no Brasil, declara:

 

“Depois do sucesso da edição de 2015 do BIG, o SNJV e a Embaixada da França decidiram propor uma parceria com os organizadores do evento. A França é conhecida pela qualidade de sua educação técnica e pelos projetos desenvolvidos por seus profissionais. Além disso, o mercado brasileiro de games é um dos mais promissores do mundo e há uma real vontade por parte dos dois países de se aproximarem e trabalharem juntos. Para isso, quinze empresas francesas foram selecionadas num edital pelo Game, o SNJV, a Embaixada e o BIG para virem ao Brasil participar do BIG, conhecerem os profissionais brasileiros e contribuírem em novos projetos”.

 

A lista das empresas participantes já confirmadas está logo abaixo.

Ankama  
Ankama é uma empresa com 400 funcionários sediada na França e com estúdios de desenvolvimento em Tóquio e Montreal, com foco em criação de conteúdo, de videogames a animações (séries de TV e filmes), a jogos de tabuleiro e publicação de quadrinhos.
        
Persistant Studios             
Persistant Studios é uma empresa francesa fundada em 2005. Com filiais em Paris, Bordeaux, Montreal e Los Angeles, o estúdio desenvolveu o PopcornFX, um software mediador que permite criar efeitos de partículas 3D em tempo real.

BiP Media 
Criada 16 anos atrás, a BiP Media começou criando jogos para PC e consoles da Nintendo e da Sony. Entretanto, a empresa encontrou uma nova área de atuação em E-Learning e Applied Games. No momento, a BiP Media está envolvida com o mais importante Projeto Europeu de ITC (Information and Communication Technologies), com diferentes programas locais de gamificação (eTourism) e iniciativas de e-learning.
 
G4F 
Fundada em 2008 por Vincent Percevault, a G4F, anteriormente conhecida como Game Audio Factory, é uma líder europeia em audios para jogos, além de oferecer diversos services, como produção e pós-produção, localização, pulblicação de música, agência de talento e efeitos sonoros. A G4F é também parceira da maioria das desenvolvedoras independentes europeias através de consultoria e programação de áudio, sound design, SFX production, dublagem, localização, tradução,trailers, quality assurance, e muito mais.
 
Digixart  
Digixart é o jovem estúdio por trás do jogo de sucesso Lost in Harmony. A empresa foi fundada pelo ex-Ubisoft Yoan Fanise, ex-diretor de conteúdo de Valiant Hearts. A empresa se dedica a criar experiências de entretenimento para grandes audiências. Lost in Harmony, além de seu gameplay musical, fala sobre o sério tema de câncer infantil, e foi escrito com ajuda dos especialistas do Princess Margaret, um dos maiores centros de pesquisa sobre câncer do mundo.
                                                       
Playdigious
Sediada próxima de Paris, a Playdigious licencia, localiza, melhora, publica e distribui jogos para iOS e Android em nível global. A empresa foi criada pelos fundados da DotEmu. A Playdigious está procurando por jogos mobile hardcore mid-hardcoreinteressados em serem publicados mundialmente. A empresa também procura por parceiros de distribuição locais.
                                                                                    
Motion Twin       
Motion Twin é um estúdio independente fundado em 2001 e seadiado em Bordeaux, França. A empresa já criou mais de 150 jogos e possui mais de 35 milhões de usuários registrados. O estúdio também já publicou 5 jogos mobile, recebendo destaque da Apple e do Google. Atualmente em produção está um jogo roguelike de tower-defense para PC.
                                                                          
Plug In Digital  
A Plug in Digital dedica-se a distribuir videogames em plataformas digitais. A empresa oferece soluções de distribuição mundial e trade marketing para garantir suporte aos títulos durante todo o seu ciclo de vida.
        
Intellysurf  
Desde 2007, a Intellysurf produz o YouRiding, uma série de jogos de ação e esporte feitos por praticantes para praticantes. A empresa tem como missão criar jogos realistas para ajudar o jogador a sentir a adrenalina real dos esportes radicais em qualquer lugar.
 
Rubika  
Desde sua fundação em 1987 pela Câmara de Comércio Grand Hainaut, as escolas da RUBIKA estiveram em posição de destaque através de sua pedagogia inédita e inovadora, que lida com a condução de projetos e trabalho em equipe. Essa pedagogia levou Supinfocom Rubika, Supinfogame Rubika e ISD Rubika a se tornarem alguns dos padrões mundiais para animação, videogame e design industrial. A RUBIKA está disponível na França, Índia e Canadá.
 
ISART DIGITAL  
ISART DIGITAL é uma escola internacional de videogame e efeitos visuais 3D localizada em Montreal, Paris e Tóquio. Ela é conhecida por projetos estudantis que já venceram mais de 70 prêmios (Siggraph, Unity Awards, VES Awards, Pixar Disney, Imagina Games Awards, Arte TV, e muitos outros). Alguns desses projetos estão sendo comercializados no momento (Kyub, Running Gods, Crazy Magnets, e outros). Muitos dos formandos da ISART trabalham nos maiores studios do mundo, como: Ubisoft, Eidos, Gameloft, Dontnod, Sony, Bandai Namco, etc.
                                                                                                      
Clan of the Cloud  
Clan of the Cloud é uma empresa especialista em serviços de backend para desenvolvedores de jogos. Ela oferece todas as funcionalidades necessárias (gerenciamento de usuário e armazenamento, moeda virtual, gerenciamento de leaderbord, etc.) e muito mais. A Clan of the Cloud também desenvolve do zero quaisquer funcionalidades requisitadas pelo cliente e trabalha em todas as plataformas imagináveis, incluindo PC, browser, consoles e smart devices.
 
 Atelier 801  
Atelier 801 é um estúdio independente fundado em 2011 por Jean-Baptiste Le Marchand e Mélanie Christin, graças ao sucesso de seu primeiro MMO de navegador Transformice. O jogo agora conta com mais de 70 milhões de usuários registrados e é incrivelmente popular em regiões como Brasil, América Latina, Turquia e Polônia. A Atelier 801 atualmente emprega 10 profissionais, que trabalham em Transformice e outros projetos.
                                                       
Playsoft  
A Playsoft é uma desenvolvedora e publicadora de jogos mobile. Com empresas como EA, Square Enix, Bandai Namco, Scopely, e outras, no portfólio, o estúdio cria projetos por demanda. Sua equipe de mais de 60 profissionais está na França e Polônia.
                                                                                                      
3DDUO  
A 3DDUO (3D Original Universes Developer) é um estúdio de desenvolvimento de jogos com 8 anos de vida, sediado em Lille (perto de Paris), na França. A 3DDUO produz jogos para todas as audiências (serious games, advergames, casual games, social games e educativos). Durante a Monaco Anime Game International Conferences (MAGIC 2016), a 3DDUO venceu o primeiro lugar da competição de games com o projeto Epic Loon.
 
 4º BIG Festival (Brazil's Independent Games Festival)
De 25 de Junho a 3 de Julho (Segunda, 27, não abre)
De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita

Publicidade
Publicidade
Publicidade